Algo que alguns amigos e parentes que moram no Brasil não entendem quando me pedem para comprar algo aqui, é que o preço disponibilizado no site não é o preço final do produto.
Quando se compra algo em território americano, o produto sofre uma adição no preço final que varia de estado para estado e mesmo de cidade para cidade. Essa adição é a porcentagem de imposto. No valor final do produto pode ser acrescido até 10%.
Dependendo do produto há uma variável no genero, bebidas alcoólicas e cigarros tem a maior taxação de impostos.
Quando fizer compras online lembre-se que o valor total será acrescido de imposto e taxa de entrega.
Em restaurantes também paga-se imposto. Nessa hora, muitos turistas brasileiros pensam que o valor acrescido ao final da conta é a gorjeta do garçom/garçonete. A gorjeta aqui não é acrescida no total, deixa-se um valor que, educadamente considera-se 10% do total da conta.
No post anterior a Nina Trota fez um comentário que expressa a frustração de muitos funcionários de estabelecimentos que é de praxe deixar a retribuição. Ela relatou que um amigo garçom diz não gostar de atender brasileiros porque não deixamos gorjeta. É uma questão cultural, não estamos habituados a isso, mas, é preciso se atentar aos habitos do país estrangeiro que se visita.
Na foto abaixo mostra-se para quem está se pagando o imposto. Nem todos os recibos vem com essa discriminação. Em sua maioria os recibos mostram apenas a porcentagem paga.
Portanto ao pedir algo a alguém que está vindo para os EUA, é preciso pensar que o produto pedido sofre alteração no valor final. E, não, o parente e o amigo não estão querendo lucro sobre a mercadoria.