Fonte: PSD Graphics |
O habito de dar bala foi substituido pelo habito do "posso ficar te devendo vinte centavos?". Quantas vezes eu não ouvi isso na padaria, no mercado e mesmo no onibus. Sempre comentei que esses lugares não me deixariam passar pelo caixa e dever vinte centavos. Esse fato incomoda tanta gente que virou pesquisa e o Procon em 2010 começou a discutir uma punição para tal ato.
Quando cheguei nos EUA, eu comecei a reparar que mesmo o troco sendo um centavo eles fazem questão que você receba. Eu tenho um pote cheio de moeda de um centavo. Outro dia nós decidimos trocar as moedas e qual não foi a surpresa de que tinhamos setenta dolares entre moedas de um, cinco e dez centavos.
Outra coisa que é diferente aqui é a troca de produtos e mercadorias. Algumas lojas devolvem o valor do produto em dinheiro, outras somente pode-se utilizar o valor para adquirir algo na própria loja. A devolução ou troca é feita sem problemas. No Brasil em teoria seria assim mas, todas as vezes que precisamos efetuar uma troca a situação vira uma saga.
No ano passado nós compramos um fogão que duas semanas depois teve o preço reduzido em $300,00. Estava olhando uma geladeira quando o vendedor me abordou, conversa vai, conversa vem eu disse a ele que havia comprado um fogão que agora estava por trezentos dolares a menos. Ele, então, me orientou a levar o recibo até o atendimento ao cliente que eles fariam a devolução da diferença, eu não acreditei. Voltamos no dia seguinte e recebemos a diferença sem nenhum problema.
Não que tudo seja perfeito, na verdade existem pessoas dificeis em todos os lugares, quando digo pessoas, é que aqui mesmo a empresa tendo a politica de devolução ou troca que aparentemente favorece o cliente, as vezes encontramos pelo caminho funcionários que dificultam o processo.
Outro dia levei meu carro para trocar o óleo. Havia uma promoção numas dessas empresas de que fazem troca de óleo, clientes que chegassem antes das dez da manhã teriam um desconto de dez dólares. Cheguei antes das dez, deixei o carro lá e fui andar pelo Walmart. Quando fui retirar o carro e efetuar o pagamento o rapaz me diz que ficaria num valor que não era o mesmo da promoção. Achei que ele havia feito algo a mais, fui até o carro e então li o recibo que ele havia me dado. Nos valores que constavam no recibo não havia nada a mais. O rapaz vendo que eu não entrei no carro perguntou se algo estava errado, disse a ele que o valor do serviço não tinha o desconto da promoção. Ele com a maior cara de pau disse que havia esquecido que eu tinha chego antes das dez. Ahn? Tá lá no computador dele o horário que ele começou a trabalhar no meu carro. Percebi que ele tentou se aproveitar do fato de ser uma mulher que havia deixado o carro lá, provavelmente achou que eu havia me distraído andando no mercado e não prestaria atenção a promoção. É preciso ficar atento, pilantra tem em todos os lugares e falam idiomas diferentes.
Quando explico os problemas que enfrentamos no Brasil com relação a trocas e devoluções, o marido faz uma observação interessante. Ele diz que os EUA é um país litigioso, as pessoas levam a sério processos judiciais, e a justiça aqui não é lenta como no Brasil. Embora, tenha um sistema judicial mais rapido, isso não impede que pessoas sejam lesadas. Como por exemplo uma rede postos de gasolina que cobrava mais impostos do que o devido dos clientes.
Fonte: www.skechers.com |
O prejuízo da empresa é grande, segundo o artigo da CBSNews as vendas desses tenis foram de dezessete milhões em 2008 para cento e quarenta e cinco milhões em 2009. WHAT?????? Não sei de quem é a culpa: da empresa que promete algo que não pode cumprir ou a população que acredita que para perder peso basta calçar um calçado mágico...
Enfim, seja aqui ou no Brasil a população tem que cobrar por seus direitos. É para isso que votamos.
http://www.cbsnews.com/8301-504763_162-57436508-10391704/skechers-shape-ups-why-the-ftc-called-companys-studies-deceiving/