Sunday, November 13, 2011

Sistema de financiamento americano

Fonte: http://www.furnitureconsignment.com/
Algumas pessoas me perguntam se nos EUA não tem financiamento de móveis ou eletrônicos por exemplo, além do para carro ou casa.
Sim, aqui existe financiamento não somente para carro e casa, como para móveis, eletrônicos e até mesmo vestuário.
Há três tipos de financiamentos:
- O tradicional. Aquele que pagamos uma parcela mensal;
- O que a loja dá um prazo que varia de 6 meses a 2 anos para ser pago o valor total. Nesse sistema alguns estabelecimentos requerem um pagamento minino mensal durante esse período e outros não;
- Layaway que era muito comum até meados dos anos 90. Consiste em escolher um item ou mais na loja, pagar no ato da compra uma porcentagem do valor total e a loja deixara o produto (ou produtos) guardado em seu estoque enquanto o consumidor faz os pagamentos arranjados. Assim que o último pagamento é feito o produto poderá ser levado pelo consumidor.
O sistema de layaway não checa o credit history do cliente como se faz nos demais tipos de financiamentos, pois o produto fica retido na loja e em caso de não pagamento da parcela o produto volta para prateleira e o cliente em algumas lojas pode pedir o reembolso do valor que havia sido pago. Algumas lojas cobram uma taxa pelo serviço. TJMaxx, Marshalls, Burlington Coat Factory, KMart utilizam o layaway.
Nos demais tipos de financiamento é necessário ter um histórico de crédito, o juro varia de loja para loja, de financeira para financeira e pode variar de acordo com o credit score do cliente (escrevi um post que fala como obter credito. Clique aqui para ler mais).
Lojas como a Best Buy ou a Nebraska Furniture Mart por exemplo tem o sistema de financiamento que permite que o cliente faça um pagamento minimo mensal, dando um prazo para o pagamento total que varia de 6 meses a 2 anos e quando é chegada a data para o pagamento total se o cliente fizer o pagamento como acordado não é cobrado nenhum juro. Caso não seja feito, então a loja aplica o juro que foi previamente discriminado.

Deixo claro que não sou nenhuma especialista. E se alguém tiver mais informações a respeito deixe um comentário.

Beijos

3 comments:

  1. Mais cedo vi uma propaganda do walmart sobre layaway e não sabia o que era, obrigada! Bom, aqui não tem aquela coisa que tem no Brasil de dividir em 12X ou 6X, pelo menos não é tão comum. Eu nunca vi propagandas como no Brasil que as coisas podem ser divididas inclusive no carnê. O que eu vejo que pode ser dividido são móveis, carro, casa, mas para isso tem de ter crédito. Pra quem chega do Brasil, sem crédito nenhum então, financiar carro ou móveis é impossível.

    ReplyDelete
  2. Lorna, aqui no Missouri eu vejo na tv as lojas de móveis oferencendo financiamento nos comerciais.
    De fato é complicado obter financiamento quando se é recém chegado pois não temos histórico de crédito.
    E na boa acho o sistema de crédito americano uma porcaria porque para manter seu credit history você tem sempre que consumir. Por isso o povo vive atolado em divida...

    ReplyDelete
  3. Muito bom esse post, esclerece muitas duvidas.

    O marido e eu estavamos procurando por uma lareira de presente de Natal, quando surgiu o assunto de trocar alguns moveis da casa. Chegamos a conclusao que nao vale a pena trocar os moveis enquanto nao comprarmos nossa casa.

    Pois os planos eh arrumar uma casa maior e os moveis talvez fiquem "pequenos" se voce me entende.

    Entao nossa meta eh : CASA!!!!

    ReplyDelete