Sunday, September 25, 2011

Health insurance (convênio médico) - A conta pra pagar

Eu já havia falado em um outro post sobre convênio médico, mas naquela época por mais indignada que eu estivesse não chegava nem perto da indignação que eu sinto agora!
Vou demonstrar alguns números aqui:

Ultrasom abdominal e transvaginal: $1.120,00 (WHAT??????????)
No ato do exame: $83,00 = PAGO (diferença que o health insurance não cobre)
Cerca de um mês depois: $26,00 = PAGO (segundo o laboratório o valor de $83,00 que havia sido pago no ato do exame é um valor presumido que depois será enviado para a residência uma fatura com o valor correto e a diferença a ser paga)
2 meses depois: $198,00 PAGO (mais uma vez WHAAAAAATTTTTTTTT??????). Liga no health insurance e o atendente que já deve estar muito acostumado com esse tipo de ligação ou é zen por demais explica que esse valor corresponde ao serviço do médico que faz o laudo do meu exame e este é o valor que o convênio não cobre, mas que ele prefere dizer que essa é a minha colaboração e que o convênio alegremente pagou a maior parte dessa conta... prefiro não comentar, porque na verdade meu comentário é esse aqui: %&*$@ humpf...
Para esclarecer: eu não estou doente, isso foi apenas exames de rotina...

Exame de sangue (hormonios): $234,70 (valor total)
Health insurance cobre: $194,70
Enviado para minha casa um mês depois: $40,00 PAGO
Até para te furar (punção da veia) eles cobram: $5,60 dos quais eu paguei $0,94

A lista só cresce. Como tive uma internação de urgência devido a uma pedra no rim, cada vez que pagamos uma conta outra aparece, parece um saco sem fundo.
Coma direitinho, se exercite regularmente, tome suplemento alimentar e vacina contra gripe e reze, mas reze muito, muito mesmo para não ficar doente na terra do Tio Sam porque aquilo que você economiza ao comprar roupas, sapatos e outras coisas que aqui de fato são mais baratos vai embora quando você precisar do serviço de saúde.
E se você precisar de internação com toda a certeza eles vão tentar te mandar pra casa mais cedo do que você pensa ou precisa, é bem linha de produção, saí logo para outro ocupar o leito e nem tô falando de hospital fuleiro não, aqui todo mundo reclama disso. No português bem claro: PéNoTraseiroMesmo!!! Não querem nem saber da suas necessidades.


PS. O health insurance do meu marido não é vagabundo não, segundo pesquisas é um dos melhores do país... Eu não quero nem saber qual o pior...

4 comments:

  1. Nem me fale! estou com um problema chato com meu seguro por conta de $65. Eu fiz uma lente de contato e usei esse valor da taxa do seguro (eu recebo $120 por ano para gastar com óculos e lentes)já paguei, mas eles continuam cobrando. Um porre!!! Agora não sei mais o que fazer (sim porque nessa brincadeira eu já perdi $130 já que usei $65 do convênio e paguei mais $65 para a mesma coisa).

    Lendo o post eu entendi porque meu marido que fazer uns cursos e fazer procedimentos. Para "ler"o ultrassom o médico ganha $198, imagine para "ler" um eletro ou ressonância. Caro por demais! Fiquei imaginando quanto não é o custo de parir aqui, mesmo sendo normal, são 3 dias de internação...deve ser uma facada!

    Bom, marido diz que saúde aqui é um negócio como outro qualquer e que para liberar um paciente tem de seguir os protocolos. Eu acho complicado, mas com esse seu post rezei ainda mais para não precisar nunca de uti, nesse caso, acho que ficaria pobre :(

    ReplyDelete
  2. Pior que é assim mesmo aqui. Meu plano de saúde também é considerado excelente e eu também tenho de pagar co-pay. Não reclamo muito porque eu nunca tive problema com o insurance e eles cobrem tanto que a parte pra eu pagar é realmente mínima. Já fiquei internada, fiz cirurgia e foi tudo certinho, a parte que eu paguei realmente foi razoável, mas eu escuto muita gente reclamando mesmo. Pior são os médicos que sempre se atrasam nas consultas e não gastam 5 minutos com você. Que raiva! Se bem que a última vez que fui ao BR percebi que lá tá do mesmo jeito. Oh raça! hahaha

    ReplyDelete
  3. Minha querida, me cobraram mil dólares por dois pontos no dedo. Meu marido torceu o pé, e o médico cobrou 400 dólares só pra olhar, 300 e poucos por atender em um sala de emergência e mais 200 e poucos por um suposto procedimento que não foi feito. A gent eliga pro plano, reclama, explica, e a conta vem novamente. É uma roubalheira sem tamanho.

    ReplyDelete
  4. @ Lorna, aqui não somente é um negócio qualquer, como é um negócio lucrativo, por isso somos tratados como números. Me lembro bem da briga do meu sogro com o hospital e médico que queria mandar minha sogra para casa no estágio final da vida dela quando ela estava super debilitada e com pneumonia. Me enoja a maneira como eles tratam os pacientes.

    @ Eli, o Brasil não está diferente, já tive consultas de 5 minutos que o médico nem olhou na minha cara.

    @ Karol, eu sei como você se sente. Eu me sinto frustrada cada vez que eu abro uma correspondência do convênio.

    ReplyDelete