Friday, July 22, 2011

Muitas coisas para contar/compartilhar

Como contei anteriormente, nós recebemos a minha irmã que veio ficar 10 dias conosco. Nos divertimos muito e espero que ela tenha se divertido também.
Diante de tudo o que fizemos nesses 10 dias eu quero compartilhar algumas coisas (a conversa é mais longa que história de pescador):
1º: Pessoas minha irmã se empolgou depois que pegou o visto e andando pelo shopping decidiu entrar na CVC agencia de viagens e comprar as passagens. Cometeu um erro!!! Se alguém tiver um parente vindo pela primeira vez, por favor procurem uma boa agencia, a CVC (sei de outras pessoas que passaram por situações ainda piores) parece que vende voos "buracos", aqueles que te encaixam aqui e acolá e você é quem paga o preço de perder o voo e ter que ficar horas esperando em aeroportos.
Olha o que fizeram com ela:
Voo de Guarulhos para Kansas City - é raro encontrar um voo direto, no caso da minha irmã o voo dela parava em Atlanta, GA e depois ela pegaria outro voo para KC, MO. O agente de viagem vendeu a passagem com apenas 1 hora de diferença entre o desembarque e o embarque. Mesmo que um agente de viagem nunca tenha vindo aos EUA, sabe-se que passar pela alfandega americana é algo demorado, especialmente em grandes aeroportos. Resumo, minha irmã ficou na alfandega por 40 minutos (entre permanecer na fila e ser atendida) e como o aeroporto é grande ela não teve tempo suficiente para pegar o outro voo, sendo gentilmente recolacada no próximo voo. É melhor esperar por um voo por uma hora ou duas (meu caso) do que ter que sair esbaforido aeroporto afora em um lugar desconhecido.
A volta dela foi ainda pior, a diferença entre desembarque e embarque foi de 5 horas (sou grata pela minha mãe não ter vindo dessa vez), ela permaneceu por 5 horas em Atlanta, olha eu olhei todos os voos através do agente de viagens que costumamos comprar passagens e nenhum voo pelo valor que ela pagou tinha tantas horas de espera. A primeira parada no Brasil foi em Brasilia e daí mais 8 horas de espera para o proximo voo para São Paulo. Foi muita sacanagem dessa CVC. Minha irmã estava tão empolgada que nem percebeu as longas esperas da volta, quem viu foi o meu marido quando eu imprimi o plano de voo dela. Daí já era tarde demais... Sabem o que é o pior minha irmã é secretária aposentada, tem contatos com muitas agências boas, mas na empolgação e andando pelo shopping com a cabeça na lua pegou essa porcaria de agência.
Obs.: A Delta Airlines não informa se o passageiro está no proximo voo, ou seja, eu e meu marido esperando no aeroporto, todos os passageiros desembarcaram e nada da minha irmã, só as malas vieram... fomos ao balcão da Delta e lá fomos informados que não era possível dar nenhuma informação sobre o passageiro uma vez que se tratava de um adulto. Saí batendo o pé, meu marido voltou ao balcão 15 minutos depois e conversou com o supervisor e esse de maneira indireta disse que ela deveria estar no proximo voo que chegaria uma hora depois.

2º: Se a pessoa que você estiver esperando perdeu o voo, fique atento as malas, porque as mesmas muito provavelmente será colocada no voo original do passageiro, e ao chegar ao aeroporto vai ficar rodando na esteira até que um funcionario do aeroporto ou da companhia aerea venha e a recolha e deixe do lado de fora do balcão de informações sobre bagagens, daí qualquer um que esteja de olho pode pegar a(s) mala(s) e se mandar.
Para deixar bem claro a situação, eu vi as malas da minha irmã passeando pela esteira já vazia e fiquei de olho, um funcionário do aeroporto apareceu e colocou as malas do lado de fora do balcão de informação de bagagens, pedi ao meu marido que ficasse de olho, mostrei a etiqueta com nome e informações da minha irmã e fui no balcão da Delta para ter notícias da desaparecida em questão. Quando voltei a esteira, tava lá meu marido em pé vigiando as malas, eu é que não ia montar guarda na frente das malas, puxei as malas para a área de espera sob protesto do meu marido dizendo que alguém do aeroporto poderia vir tomar alguma satisfação blablabla, o que não aconteceu e ninguém notou que eu retirei as malas, ou seja, qualquer espertinho poderia ter feito isso e surrupiado as malas e desaparecido. O que o aeroporto ou a companhia faz? Leva 5 anos para pagar uma mixaria sobre suas bagagens perdidas como aconteceu com minha outra irmã e a TAM que perdeu as malas dela em uma viagem de São Paulo para Guarapari, ES.

Compras

Eu sempre contei para minha mana as vantagens de se comprar produtos tipo roupas, sapatos, produtos de higiene pessoal, cosméticos, eletrônicos, etc. nos EUA.
Então eu fiz um plano de compra para ela, tipo programar os dias para ir em lojas de diferentes estilos para que não ficassemos indo aqui e ali aleatoriamente, pois embora a região onde moro não seja uma São Paulo, dirigir em circulos é um "saco".
Achei que seria fácil, mas minha gente, foi uma maratona o minimo de horas que ficamos fora fazendo compras foi de 3 horas, no final da semana eu já estava esgotada, sem nenhuma energia. Mas, valeu a pena, não só comprou tudo o que queria como levou "metade" das lojas onde passou.
Do Walmart ao shopping ela passou por todas as lojas possíveis e imagináveis. 

Malas

Bagagem de mão
Fonte: http://www.aa.com
Gente, ajudei a mana a fazer as malas, ela levou uma grande minha. Para quem trouxe apenas 17Kg em bagagem, voltar com 82Kg já dá pra perceber que comprou muita coisa e o desafio era distribuir todas essas compras em três malas. Todo passageiro de voo internacional tem direito a duas malas de 32Kg (70 pounds) e uma bagagem de mão (que não foi pesada em nenhum dos aeroportos onde foi feito conexão) que deve ter no máximo o seguinte tamanho 22" x 14" x 9" (ou 56 Altura x 36 Largura x 23 Profundidade cm). Aviso que algumas companhias tem regras diferentes então vale a pena consultar o site da companhia antes de despachar malas.
Isso foi apenas o começo...
Um problema que enfrentamos foi o de despachar as malas no aeroporto de KC, a atendente da Delta teve uma atitude grosseira dizendo que as malas eram pesadas demais e ela não pegaria aquelas malas para colocar na esteira e que minha irmã não poderia despachar malas tão pesadas para Atlanta, a idiota (me desculpe, não quero ofender ninguém, mas, tenho raiva de gente que trabalha com má vontade, sempre fui da opinião de que se alguém não gosta do que faz, então cai fora e procura outro emprego, tem muita gente boa desempregada que faria um trabalho muito melhor e que gostaria de ter tal emprego) nem se deu ao trabalho de olhar o tipo de voo da minha irmã, tentou armar banzé e eu a cortei na hora, disse que era voo internacional e que o peso da mala estava no limite informado pela companhia que a péssima funcionária trabalha. Minha irmã que não queria confusão já ia sacando a carteira para pagar o suposto excesso. Excesso do que? A fulaninha (sim, tem que ser muito pequeno para tratar aquele que colabora com seu salario com desrespeito) chamou a colega que atendia no terminal ao lado e a mesma disse a ela que eu estava certa, a garota ficou com a cara no chão e despachou as malas. E ainda teve que ouvir da colega que parasse de interrompê-la porque ela também tinha pessoas para atender e não podia parar o trabalho dela cada vez que a fulana não quisesse fazer algo. Olhei pra cara dela e dei risada do tipo se funicou preguiçosa!

Dica: Em muitas lojas aqui é possível achar a space bag, um saco para roupas, cobertores, travesseiros, etc que tira-se o ar com o aspirador de pó e desta forma ocupa-se menos espaço na mala ou guarda roupa. No caso da minha irmã que comprou um monte de meias e cueca para os filhos e marido esse método ajudou e muito.









Cartão Visa Travel Money


Minha sobrinha que trabalha em um banco que opera câmbio convenceu a minha irmã a comprar o cartão Visa Débito de viagem, não sei muito bem se é pago alguma taxa pelo cartão, mas, para utilizar o cartão em lojas, restaurantes e hotéis não é pago nenhuma taxa adicional para a Visa, já no caso de saque paga-se uma taxa. O legal desse cartão é que é possível "recarregar", se precisar de mais dindim é só alguém fazer um depósito numa casa de câmbio.











Estas são minhas dicas para quem vai visitar um parente/amigo pela primeira vez nos EUA e para aqueles que vão receber alguém pela primeira vez.

Seguem algumas fotinhos!

Primeiro café da manhã em solo americano
IHOP.
Ficou maravilhada com a fonte de bebidas da loja de conveniência 
                                                             
                                                           

Em dois lugares ao mesmo tempo.  Linha divisória entre os estados do Missouri e do Kansas.
Comprando tudo e mais um pouco na Target.

Nosso costumeiro piquenique no lago
                                                 
Meu marido não pode estar de folga que ele quer tomar sorvete,
mesmo que tenha que dirigir 20 minutos para ir na sorveteria favorita
dele. O danado viciou a mana.
                                                   

Depois de uma semana de andanças pelas lojas e horas e mais horas
em pé nas lojas eu não resisti...
Mais tarde naquele dia meu marido comprou
Epson Salt para eu deixar as pernas de molho na banheira...


My Big Fat Greek Restaurant muito bom!!!

5 comments:

  1. Ai que legal Pipa. Nossa essa da passagem eh fogo neh. Eh complicado esperar demais entre um voo e outro, e tb nao ter tempo nenhum e acabar perdendo. Quem vendeu a passagem pra tua irma tava era com preguica de procurar mais, soh queria mesmo era vender. Ainda bem que deu tudo certo.
    Eu tava lendo sobre ela ficar impressionada com as maquinhas de bebidas e tudo o mais por aqui... lembrei da epoca que vim. Tudo era novidade, tirava foto de tudo, banheiro, placa de rua, faixa de pedestre, carros, haha, lojas, tudo. Sinto falta dessa sensacao de "descoberta", do novo e diferente. Hoje tudo eh tao normal...

    Que bom que se divertiram!!!

    ReplyDelete
  2. Nani, ela não ficou somente encantada com a maquina de bebida, ela ficou encantada com a Marshalls, TJ Maxx, Target, Walmart, Home Goods, JC Penney, Kohl's... Cheguei a um ponto que eu tive que literalmente empurrá-la para fora da loja... rsrsrsrs

    ReplyDelete
  3. Adorei a foto da cama! hahaha... Exaustão pura! Que bom receber alguém que a gente gosta, né, ainda mais irmã. Espero que ela tenha curtido, você tá na cara que curtiu muito a presença dela aí. A minha tá planejando vir quando o Oliver nascer. Vamos ver... So acredito quando ela chegar aqui. hehehe... Amei as dicas! Essa coisa de agência eu já sabia porque conheço pessoas que já passaram por isso. Lamentável. Beijo

    ReplyDelete
  4. Pipa,

    Tenho que confessar que fiquei com uma "inveja boa" de voce! Eu e minha irma sempre fomos muito ligadas, e quando estavamos para casar fizemos planos de casar juntas e tudo, infelizmente ela nao conseguiu vir para ca. MAs era exatamente isso que vc fez com ela que eu tinha em mente. Andar ate cansar!

    Gostei do post e das dicas que voce deu.

    Beijao

    ReplyDelete
  5. Essa é a minha irmã Andreia, terrivel como sempre, adorei todos os comentarios sobre a minha viagem. It was absolutely a wonderful time. Quero agradecer mais uma vez.
    Happiness for you and your love.
    Beijos.

    ReplyDelete