Friday, September 21, 2012

Você lê bula de remédio?

Alguém já parou para ler as informações nutricionais dos produtos que consomem?
Eu tenho o hábito de ler bula de remédio - é, eu sei, eu sou maluca mesmo - esse hábito se estendeu as informações nutricionais dos produtos que consumismo em casa. E confesso I freaked out com todos os aditivos químicos que se tem nos pacotinho mais bonitinhos e aparentemente inocente.

Como continuo com o plano de homemade meals to the max, eu preciso de temperos para essas receitas deliciosas e salvadoras da pátria (eu coloco tudo na slow cooker e não preciso me preocupar com mais nada). Um dos temperos que mais uso é o ranch mix que adiciono a carnes e legumes. Sempre comprei aquele pacotinho do mercado, que como diria a minha irmã, tem a embalagem mais linda para atrair seus olhos e trair o seu organismo. Não estava feliz com as informações nutricionais.
Eis aqui o fato:
Fonte: Hidden Valley


Claro que eu poderia fazer uma dissertação sobre os fatos nutricionais desse pequeno pacotinho mas, os números falam por si - nenhuma vitamina?
Sabendo de tudo isso eu saí em busca do tesouro perdido... Ok, não fui muito longe, fui no Pinterest - ok, ok você já está sem paciência para ler sobre meu amor pelo Pinterest - e minha linda sobrinha havia salvado em seu perfil a receita com as exatas medidas dos ingredientes para um homemade ranch mix. Como tinha que fazer minha compra mensal, eu coloquei na lista todos os ingredientes.
Assim que coloquei as compras em seus devidos lugares, fui fazer o ranch mix.

A receita veio desse blog lindo: The CraftyBlog Stalker
Aqui vai a receita:

Ingredientes
1/4 cup pimenta do reino
1 1/2 cup salsinha desidratada
1/2 cup Garlic Salt
2 colheres de sopa de Kosher Salt (>>>Pode ser substituído pelo sal comum, mas diminua a quantidade no caso do sal comum para 1/2 colher de sopa)
1/4 cup Alho granulado (eu usei o em pó)
3/4 cup Cebola granulada (eu usei o em pó)
2 colheres de sopa de Dill Weed (endro)

Esse mix é uma delicia para temperar carnes e vegetais. Também é possível fazer o molho ranch e de forma bem light com Greek yogurt.

1 cup de Greek yogurt
1/2 cup de leite desnatado
1 colher de sopa de ranch mix

Misture tudo e deixe na geladeira por 1 hora antes de servir.
O resultado é um molho delicioso com apenas 1.7 gramas de gordura e 255 calorias por toda a receita.
Se quiser o molho no estilo thousand island - acho que no Brasil se chama molho russo) é só acrescentar 3 colheres de sopa de catchup e 1 colher de chá de mostarda.





Está aí uma solução caseira, gostosa e com menos toxinas para seu corpo!

Bjks e bom fim de semana

8 comments:

  1. Legal a receita, mas o duro é encontrar os ingredientes no Brasil! Sal de alho? Sal Kosher? Difícil, talvez tenha alguma coisa em lojas de produtos naturais.

    Eu ando numas também de reduzir/abolir o consumo de produtos industrializados...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá,
      Sal de alho e sal Kosher provavelmente é possível encontrar no Pão de Açucar.

      Obrigada pela visita.

      Beijos

      Delete
  2. Aqui os produtos tem muitos aditivos quimicos, eu costumo fazer o maximo que posso de temperos em casa mesmo. Legal essa receita, vou anotar para depois tentar.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Monique,
      Eu fico espantada com a quantidade de aditivos quimicos.
      Eu costumava comprar para algumas receitas creme de sopa de galinha enlatado. Um belo dia ao cozinhar peito de frango e ver toda aquela água do cozimento eu pensei que poderia fazer o creme de caldo de galinha ao retirar o frango e adicionar um copo de leite com uma colher de sopa de amido de milho à água do cozimento.
      Agora todas as vezes que faço frango, eu faço o creme e congelo.
      Nada melhor que o nosso temperinho e um creme sem conservantes.

      Tenta essa receita do ranch mix que você vai gostar.

      Bjks
      Pipa

      Delete
  3. Há uns 2-3 meses que tô nessa de ler o nutritional facts de TUDO! Antes só via calorias, % gordura, mas hoje gosto de saber os ingredientes nos produtos. Tudo tem TANTO químico!!! No início, fiquei completamente chocada (e meio assustada). Aí uma amiga minha (que é consultora de nutrição) deu a seguinte dica: se vc não sabe pronunciar ou se você não consegue "picture" o ingrediente, pode ter certeza que é algo químico e evite comprar. Agora aqui em casa tudo é natureba, temos poucos produtos processados, e sempre que posso, tento comprar certified organic (mas nem sempre cabe no orçamento...) Claro que dá mais trabalho, mas tenho me sentido muito melhor, com mais energia e mais saudável. Parabéns por essa iniciativa! :)
    Boa semana pra você!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Helen, alguns anos atras meu professor de fisiologia lançou um debate na sala sobre a ação dos componentes químicos no nosso organismo. Lembro que ele havia falado que o índice de pessoas que desenvolvem rinite alérgica na idade adulta era algo alarmante. Mas, como morávamos em São Paulo muitas pessoas pensavam que era fator atribuído a poluição, não ao fato de ingerir componentes químicos em grande quantidade e diariamente.
      Essa discussão ficou gravada na minha mente. Não me preocupava muito pq minha mãe é old school para cozinhar. Ela ama ler sobre chás e ervas com solução para problemas de saúde e isso contribuiu para a maneira como comíamos.
      Quando me mudei para cá, meu problema de rinite aumentou, o mais engraçado é que não tem nada a ver com o pólen na primavera, ou as folhas secas do outono, porque não tenho crises nessas épocas, na verdade tenho crises de rinite o ano todo. Então, eu me lembrei da conversa do meu professor.Depois que passei a observar os aditivos químicos dos produtos que comprava para casa e fazer a substituição desses produtos por outros sem os mesmos aditivos, minhas crises de rinite diminuíram e assim como você eu me sinto muito melhor no geral.

      Como disse uma amiga, quem diria que a humanidade ia chegar ao ponto que chegou na modernidade e regredir quase que como um homem das cavernas na hora de se alimentar.

      Com relação ao orçamento para uma alimentação mais saudável, de fato é caro mas, sempre tem uma saída.
      Eu faço compras no Aldi e Trader Joe's.
      Fiquei maravilhada não somente com os alimentos do Trader Joe's como também com os produtos de higiene pessoal e beleza. Não troco mais o condicionador de cabelo que além de ótimo custa apenas $2.99 rsrsrsrs

      Ótima semana para você também!

      Bjks,
      Pipa

      Delete
  4. Déia, super interessante seu post! O que tem alimento sem valor nutritivo nenhum é de se espantar. Você faz muito bem em ler bula de remédio, e ficar de olhos nas porcarias de ingredientes que compõe nossos alimentos. Nem sempre dá pra fugir de todos eles, mas como você mesma fez seu homemade ranch mix. É isso aí!
    Beijo!!

    ReplyDelete
  5. hahahahaha, adoro ler bula de remedio e fico decepcionada quando eles nao dao aquele papelzinho avulso com todas as informacoes da medicacao, junte esse amor a vontade de emagrecer meio que me viciei em ler informacoes nutricionais tambem.

    a proposito, acabei de encontrar teu blog e estou adorando

    Abracos

    ReplyDelete