Thursday, May 24, 2012

Respeito ao consumidor

Fonte: PSD Graphics

Um ato que era muito comum no Brasil alguns anos atrás era o de dar o troco em bala ou chiclete, até que muitos clientes começaram a reclamar e os estabelecimentos pararam com esse habito.
O habito de dar bala foi substituido pelo habito do "posso ficar te devendo vinte centavos?". Quantas vezes eu não ouvi isso na padaria, no mercado e mesmo no onibus. Sempre comentei que esses lugares não me deixariam passar pelo caixa e dever vinte centavos. Esse fato incomoda tanta gente que virou pesquisa e o Procon em 2010 começou a discutir uma punição para tal ato.

Quando cheguei nos EUA, eu comecei a reparar que mesmo o troco sendo um centavo eles fazem questão que você receba. Eu tenho um pote cheio de moeda de um centavo. Outro dia nós decidimos trocar as moedas e qual não foi a surpresa de que tinhamos setenta dolares entre moedas de um, cinco e dez centavos.

Outra coisa que é diferente aqui é a troca de produtos e mercadorias. Algumas lojas devolvem o valor do produto em dinheiro, outras somente pode-se utilizar o valor para adquirir algo na própria loja. A devolução ou troca é feita sem problemas. No Brasil em teoria seria assim mas, todas as vezes que precisamos efetuar uma troca a situação vira uma saga.

No ano passado nós compramos um fogão que duas semanas depois teve o preço reduzido em $300,00. Estava olhando uma geladeira quando o vendedor me abordou, conversa vai, conversa vem eu disse a ele que havia comprado um fogão que agora estava por trezentos dolares a menos. Ele, então, me orientou a levar o recibo até o atendimento ao cliente que eles fariam a devolução da diferença, eu não acreditei. Voltamos no dia seguinte e recebemos a diferença sem nenhum problema.

Não que tudo seja perfeito, na verdade existem pessoas dificeis em todos os lugares, quando digo pessoas, é que aqui mesmo a empresa tendo a politica de devolução ou troca que aparentemente favorece o cliente, as vezes encontramos pelo caminho funcionários que dificultam o processo.
Outro dia levei meu carro para trocar o óleo. Havia uma promoção numas dessas empresas de que fazem troca de óleo, clientes que chegassem antes das dez da manhã teriam um desconto de dez dólares. Cheguei antes das dez, deixei o carro lá e fui andar pelo Walmart. Quando fui retirar o carro e efetuar o pagamento  o rapaz me diz que ficaria num valor que não era o mesmo da promoção. Achei que ele havia feito algo a mais, fui até o carro e então li o recibo que ele havia me dado. Nos valores que constavam no recibo não havia nada a mais. O rapaz vendo que eu não entrei no carro perguntou se algo estava errado, disse a ele que o valor do serviço não tinha o desconto da promoção. Ele com a maior cara de pau disse que havia esquecido que eu tinha chego antes das dez. Ahn? Tá lá no computador dele o horário que ele começou a trabalhar no meu carro. Percebi que ele tentou se aproveitar do fato de ser uma mulher que havia deixado o carro lá, provavelmente achou que eu havia me distraído andando no mercado e não prestaria atenção a promoção. É preciso ficar atento, pilantra tem em todos os lugares e falam idiomas diferentes.

Quando explico os problemas que enfrentamos no Brasil com relação a trocas e devoluções, o marido faz uma observação interessante. Ele diz que os EUA é um país litigioso, as pessoas levam a sério processos judiciais, e a justiça aqui não é lenta como no Brasil. Embora, tenha um sistema judicial mais rapido, isso não impede que pessoas sejam lesadas. Como por exemplo uma rede postos de gasolina que cobrava mais impostos do que o devido dos clientes.
Fonte:
www.skechers.com
Também a caso de produtos que oferecem algo que na realidade não funciona como eles dizem. Esse é o caso do tenis Skechers Shape-up. A empresa fabricante prometia pernas torneadas e mesmo perda de peso devido a anatomia do solado do calçado. O orgão de defesa do consumidor americano (Bureau of Consumer Protection) descobriu que o estudo feito com o calçado em questão era falso. O fabricante agora terá que devolver o valor do calçado aos consumidores que entrarem com um pedido através do órgão de defesa do consumidor ou por meio de um processo judicial.
O prejuízo da empresa é grande, segundo o artigo da CBSNews as vendas desses tenis foram de dezessete milhões em 2008 para cento e quarenta e cinco milhões em 2009. WHAT?????? Não sei de quem é a culpa: da empresa que promete algo que não pode cumprir ou a população que acredita que para perder peso basta calçar um calçado mágico...

Enfim, seja aqui ou no Brasil a população tem que cobrar por seus direitos. É para isso que votamos.



http://www.cbsnews.com/8301-504763_162-57436508-10391704/skechers-shape-ups-why-the-ftc-called-companys-studies-deceiving/

12 comments:

  1. Tb já tive situações que voltei e devolvi algo que não gostei, isso e aquilo e não tive problemas.

    Já em outras lojas como a Victoria Secret's,eu tive.Comprei um pó mineral powder que quando eu esfregava o pincel,o pó não fixava. Levei à loja, e a caixa simplesmente meteu o dedo e esfregou-o no pó com força e disse que não viu problema nenhum no pó.Deu vontade de dizer:

    E tu aplica pó com o dedo por acaso, criatura?

    Simplesmente com uma má vontade daquelas e ainda passou a impressão que eu, cliente, queria enganar a loja e ganhar um pó novo.Detalhe, o pó só tinha sido usado 1 vez. Depois dessa não comprei mais nada delas.

    Bjs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gisley, eu teria perguntado se ela usa o dedo para aplicar o pó. É como eu disse, a politica de troca e devolução da empresa é favorável ao cliente mas, os funcionarios...

      Quando se vou a um estabelecimento que me tratam de forma grosseira, eu não volto nunca mais.

      Bjs,
      Pipa

      Delete
  2. Nuosssaaa, fiquei chocada com essa tênis "mágico"? Quem é tonto pra acreditar que com um par de tênis se perde peso e deixam pernas torneadas, que balela! Que máximo eles terem devolvido os $300 do seu fogão, acho que isso nuncaaa aconteceria no Brasil, uma pena.
    Eu achei legal, que aqui qdo fizemos nossa lista na loja Bed Bath and Beyond, trocamos vários presentes que tinham sido comprados fora da lista, e eles torcaram sem mesmo querer olhar o comprovante que era da loja, tudo numa boa....
    Adorei esse post, muito interessante, Pipa! =) Beijo com carinho. =D

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tacinha, o povo quer tudo no mole. Como diz minha sabia mãezinha é preciso levantar o traseiro da cadeira e ir a luta, nada cai de graça no seu colo.
      Acreditar que só por usar um tenis você vai ficar magra e forte é piada né?!
      Bjks

      Delete
  3. Realmente, tem uma diferença enorme entre os EUA e o Brasil nesse aspecto. Mas como você observou, nem tudo são flores. Nós tínhamos um acordo assinado por um vendedor de uma concessionária para comprar um dos nossos carros e ao levar o carro lá, com todos os documentos comprovados de quitação do carro, o cara simplesmente desistiu da compra. quando meu marido pressionou ele ficou na defensiva e falou que não estava mais interessado. E ainda jogou a culpa em nós dizendo que não tínhamos ligado pra ele pra confirmar e tal. Mentira! Meu marido passou dois dias ligando, ele nunca atendia, deixou recado, ele nunca retornou. A gente deu uma banana pro cara. Em relação a área de construção, não vejo diferença nenhuma, sempre tivemos problemas com handy man, encanador, pedreiro, landscaper aqui. Tudo americano. Mas em relação a trocas, sem dúvida, até hoje nunca tive problemas em trocar/devolver nada aqui. Sobre as moedinha de troco no Brasil, nunca me ocorreu de alguém me falar numa loja/padaria/supermercado se podia ficar me devendo 15, 20 centavos. Mas acontecia muito com qualquer valor abaixo de 5 centavos. O que já é um absurdo. Eu odeio moedas com todas as minhas forças. A gente quase não acumula porque não pagamos nada em dinheiro. Mesmo se minha conta dá 5 dólares eu pago no cartão de crédito. Post legal esse. Beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eli, serviços aqui deixa a desejar tanto quanto no Brasil... Por isso que eu digo que não importa quão boa seja a politica da empresa se o funcionário não faz a coisa certa.

      Bjks

      Delete
  4. Pipa, vc acredita que meu marido mudou de seguro do carro e o seguro antigo mandou uma carta dizendo que "como ele saiu do seguro no meio do mês, eles estavam devolvendo quantia X".
    Para o Dave isso não foi nada, pra mim foi um choque! Onde que, no Brasil, uma empresa devolve dinheiro assim?
    Faz sentido. Nós pagamos uma quantia mensal, se não usamos algo durante o mês inteiro não devemos pagar tudo, né?

    Sobre o tenis, eu tinha visto na TV. A pessoa do comercial é uma mulher famosa (apresentadora do Dancing With The Stars) e acho que coisas assim fazem o público confiar menos na imagem dela.
    Qnd uma pessoa põe seu nome, sua imagem junto a um produto falso, perde credibilidade. Vc não acha?

    Acho que mudei um pouco de assunto aqui... to com sono! hehe

    Pipa, mais um ótimo post! Graças a informação (como a do seu blog), o povo brasileiro não é bobo como antes. O Procon que o diga! Há websites só para reclamações e as pessoas agora usam facebook e Twitter para falar das lojas que "dão problema".
    É claro que ainda não é como nos EUA, mas um dia a gente chega lá! hehe

    Beijo grande!

    Rebeca
    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rebeca, o nosso seguro estava cobrando um valor a mais devido a uma multa antiga do meu marido que na verdade não deveria estar no sistema. A empresa do seguro devolveu o valor indevido, o agente do seguro ligou e ainda se desculpou pelo engano. Não acreditei...

      Antes da Brooke Burke era uma das Kardashians que anunciava o tal tenis. O problema não é somente para a imagem da pessoa, o maior problema é que quando uma celebridade ou famoso poe o nome em um produto a população tende em acreditar 100% naquele produto.

      Acredito que temos que fazer a nossa parte. As midias sociais tem um papel fundamental na divulgação de boas causas e denuncia a coisas erradas.
      O importante é saber como veicular a informação.

      Bjks

      Delete
  5. Menina, ja ouvi muitas historias de pessoas que tem problemas em trocar coisas aqui nos EUA. UMa delas foi a Gisley, que comprou uma bolsa, dez minutos depois se arrependeu foi tentar trocar e foi um perrengue. Mas, gracas a Deus comigo eu nunca tive nenhum problema.Tambem, nunca precisei trocar nada muito complicado, como a devolucao de $300 de um fogao hihihi.

    Se um dia tiver algum problema, venho aqui e te conto. ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. No geral, nunca tive problema para trocar algo. Mas, funcionário complicado tem em qualquer lugar...
      Bjs

      Delete
  6. aqui em Bahrain, promessa NÃO Ë DÍVIDA!! E nao adianta sapatear pq nao ha o que fazer...

    mas eu tenho dois shape ups, e eles sao tao, mas tao confortaveis que eu nao to nem ai se eles nao torneiam as pernas, nao endurecem o bum bum e nao levantam os peitos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Inaie, todo mundo fala a mesma coisa sobre os shape ups, que eles são ótimos para quem tem que ficar muito tempo em pé.
      Agora perder peso por usar um tenis, ai já é demais!
      Bjs

      Delete