Saturday, March 12, 2011

In loving memory of Mom (in-law)

Quando conheci meu marido e começamos a falar sobre nossas famílias, mais especificamente nossas mães eu pude perceber que ele tinha uma admiração muito grande pela mãe dele, e isso era algo compatível entre nós, pois eu sempre admirei muito a minha mãe, uma mulher brilhante, cheia de energia, que criou seis filhos com muito sucesso. Dessa mesma maneira que eu me sentia a respeito da minha mãe meu marido também compartilhava desse sentimento.
Com o tempo eu passei a me sentir curiosa a respeito da minha sogra, queria conhecê-la, conversar e ver de perto aquilo que meu marido me contava. Nossa primeira oportunidade de conversar foi no Thanksgiving de 2009, meu marido foi até a casa dela para o jantar e pela primeira vez conversamos ao telefone. Ela muito receptiva, mas, ao mesmo tempo, querendo saber quem era a mulher pela qual o filho dela se dizia apaixonado (ela teve essa certeza quando ouviu ele ao telefone dizendo que sentia muito a minha falta e que me amava) e que em breve iria se casar. Nossa conversa foi muito agradável e ela uma mulher culta, inteligente e viajada me pediu que dissesse algumas palavras em português, pois ela gostava do idioma e conhecia Portugal e que há muito tempo não ouvia alguém falando em português.
Bem o tempo passou e meu visto foi aprovado e finalmente me mudei para os EUA. Depois da minha primeira semana aqui nós fomos para a casa dos meus sogros para que pudéssemos nos conhecer, e a primeira pessoa que vi ao entrar na casa foi minha sogra no topo da escada, em um bonito vestido dizendo o quanto eu era bonita. Nosso primeiro encontro foi cheio de muita conversa, saímos da casa dos meus sogros a 1 da manhã. Me senti em casa, como se tivesse com minha família no Brasil.
Depois desse primeiro encontro, minha sogra veio a nossa casa para um jantar, e naquela manhã eu pulei logo cedo da cama, e comecei os preparativos, decidi fazer nhoque (não aquele comprado em supermercado, eu mesma fiz a massa!), eu não podia errar, pois ela realmente sabia como fazer uma cozinha funcionar, mas para minha alegria e do marido ela amou o jantar, contou para todos os familiares que finalmente o filho iria se casar com alguém a altura dele, e lógico isso me fez muito feliz.
Em outras visitas que fizemos aos meus sogros eu pude constatar mais e mais como minha sogra era parecida com minha mãe no aspecto educação e criação dos filhos, muitas vezes falavamos ao telefone e me parecia que eu estava conversando com minha própria mãe, e quando disse isso a ela, ela me disse que podia chamá-la de mom, e assim nossa relação se tornou cada vez mais como uma verdadeira relação de mãe e filha.
Mas infelizmente minha sogra estava doente, lutando contra um câncer cruel, que todos haviam pensado que havia sido curado a mais de dois anos atrás.  Porém, mesmo diante de tudo o que ela estava passando ela fazia questão de me ligar para saber como eu estava, ajudar na minha adaptação aqui (pois ela sabia o quanto era difícil, ela mesma uma cidadã alemã, que teve que aprender como viver nesse país, criar 3 filhos e apoiar o marido, um major do exército americano que por muitas vezes foi transferido para diferentes bases do exército dentro e fora do país) e mostrar a mim que ela não somente era minha sogra, mas era também, minha segunda mãe.
Essa era minha mom, inteligente, culta, viajada, moderna, uma das mulheres mais elegantes que eu conheci, ela graciosa, bem humorada, mas muito direta com todos aqueles a sua volta. Mesmo muito doente nunca perdeu a graça e a elegância, nunca desistiu, foi embora porque sua hora era chegada, deixou muitas saudades, mas também inspiração para todos que a conheceram.
Eu nunca vou esquecê-la e sempre vou amá-la.
I love you mom, I will miss you Ursula K. White.
* 28 de nov.  de 1939
+ 03 de mar. de 2011

8 comments:

  1. Por isso você sumiu daqui nos últimos dias? Poxa, sinto muito. Espero que a sua família consiga voltar a sorrir logo. Sinto muito mesmo.

    ReplyDelete
  2. Eu tenho a minha, que tambem representa uma mae para mim e o post de hoje me transportou para o seu lugar neste momento. Sinto muito.

    ReplyDelete
  3. Poxa,que triste.
    É tão triste quando quem nos dá afeto se vai assim,de repente....

    Mudando de assunto,virei seguidora sua também.
    Meus blogs são Vitrine da Praia e meu nome Monica Loureiro.
    Obrigada pela visita.

    ReplyDelete
  4. Vir aqui me fez lembrar do meu sogro!Ele se foi 7 meses depois que eu case com o filho dele...Ele foi um homem excepcional!

    Fico muito feliz que ela por ser estrangeira entendia muito bem o que era e o que é viver fora do seu país de origem e suas dificuldades...Essa não é uma oportunidade que todas temos. Eu e minha sogra não somos próximas, mas estou feliz que vc encontrou nela uma mãe que além de tudo era culta e modernosa!

    Grande abraço

    ReplyDelete
  5. Que post lindo esse que você fez em homenagem a sua sogra! Sinto muito a perda de vocês, você sempre me falou do quanto ela era carinhosa e cuidadosa com você. Um beijo e fica bem!

    ReplyDelete
  6. Agradeço a todas vocês pelos comentarios solidarios a nossa perda.
    Desejamos a vocês tudo de ótimo.
    Mais uma vez, obrigada!!!

    ReplyDelete
  7. Nossa Pipa! Que lindo! Minha sogra e eu deveriamos ser proximas, mas ela e muito doente, entao nao posso ve-la sempre. Mas sempre que nos vemos ela e muito simpatica. Eu acho lindo quando eu vejo jornadas de vida como esta..ela era linda..e Gracas a Deus ver o filho com uma boa mulher trouxe alegria para ela nos ultimos momentos de vida..Ela se foi..mas foi com a missao cumprida!

    ReplyDelete