Sunday, July 29, 2012

Produtos e impostos.

Algo que alguns amigos e parentes que moram no Brasil não entendem quando me pedem para comprar algo aqui, é que o preço disponibilizado no site não é o preço final do produto.
Quando se compra algo em território americano, o produto sofre uma adição no preço final que varia de estado para estado e mesmo de cidade para cidade. Essa adição é a porcentagem de imposto. No valor final do produto pode ser acrescido até 10%.
Dependendo do produto há uma variável no genero, bebidas alcoólicas e cigarros tem a maior taxação de impostos.
Quando fizer compras online lembre-se que o valor total será acrescido de imposto e taxa de entrega.

Em restaurantes também paga-se imposto. Nessa hora, muitos turistas brasileiros pensam que o valor acrescido ao final da conta é a gorjeta do garçom/garçonete. A gorjeta aqui não é acrescida no total, deixa-se um valor que, educadamente considera-se 10% do total da conta.
No post anterior a Nina Trota fez um comentário que expressa a frustração de muitos funcionários de estabelecimentos que é de praxe deixar a retribuição. Ela relatou que um amigo garçom diz não gostar de atender brasileiros porque não deixamos gorjeta. É uma questão cultural, não estamos habituados a isso, mas, é preciso se atentar aos habitos do país estrangeiro que se visita.

Na foto abaixo mostra-se para quem está se pagando o imposto. Nem todos os recibos vem com essa discriminação. Em sua maioria os recibos mostram  apenas a porcentagem paga.


Portanto ao pedir algo a alguém que está vindo para os EUA, é preciso pensar que o produto pedido sofre alteração no valor final. E, não, o parente e o amigo não estão querendo lucro sobre a mercadoria.



16 comments:

  1. Isso é bom... eu quando era nova achava ruim. achava que era desnecessário, mas aqui tbm se paga esse imposto, mas a gente não ve o valor real. Então ele ser separado do valor do produto e adicionado ao final é algo que nos abre os olhos para os impostos cobrados sobre cada coisa.

    è só mesmo ficar esperto, como você falou ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. No Brasil também é discriminado o valor do ICMS o que não é o unico imposto que pagamos. E os impostos brasileiros são muito mais altos que da maioria dos países.

      Delete
  2. Esse post está maravilhoso. Super informativo, espero que todo mundo que peça favor pra fazer compra por aqui, leia esse post antes, hihihihihih....
    Muito bom, adorei suas flechinhas no receipt explicando tudo, ficou ótimo.
    Uma pena brasileiro ter essa fama de não dar gorjeta, isso já é mania, e das feias. Minha amiga trabalhava no Outback em São Paulo, e olha isso, quando as pessoas não pagavam o serviço, ela tinha que tirar do bolso dela para pagar a % da cozinha, é mole? Um horror. Só fiquei sabendo disso pq ela trabalhava lá, mas nunca imaginaria que fosse assim, péssimo.
    Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tácia, quando compro algumas coisas para revender no Brasil eu deixo bem claro que eu estou vendendo, o povo já sabe que é comércio rsrsrs
      O problema é que algumas pessoas me pedem para comprar algo e eu o faço com prazer, não vou cobrar nada. Porém, quando digo que há o valor do imposto as pessoas acham que estou querendo cobrar algo a mais... Não posso com uma coisa dessas, né?!

      A gorjeta no Brasil é opcional. Pode vir na conta e não significa que você tenha que pagar. Errado é o estabelecimento descontar do funcionário algo que não é de responsabilidade dele. Existe essa lei pq muitos funcionários de restaurante reclamavam que o estabelecimento cobrava a gorjeta do cliente e não repassava a equipe. Queriam fazer das gorjetas o salário do empregado.

      Bjks

      Bjks

      Delete
  3. Ué, mas no Brasil o certo é a gorjeta de 10% ser opcional, não é? Da última vez que fomos fiquei puta com um restaurante que já incluiu os 10% na conta. Aí falei: "E se eu não estiver a fim de pagar? É contra-lei incluir os 10% na conta se vocês nem sabem se o cliente quer pagar ou não". E o garçom, mal-humorado: "Por quê? Você não quer pagar"? Que idiota! Beijo, linda.

    ReplyDelete
  4. Eli, a gorjeta é opcional, o restaurante pode incluir na conta, mas, o cliente não tem a obrigação de pagar. Afinal, sinônimo de gorjeta é retribuição, você dá se você quiser e se foi bem atendido.

    No caso do garçom que a atendeu, ele foi muito mal educado. Só aí eu não daria a gorjeta. Acho que o serviço tem que ser bom até o fim.
    Lembro de um restaurante no Brasil que incluiu a gorjeta, perguntamos ao garçom o pq dos 10% e ele perguntou se queriamos que retirasse o valor, dissemos que sim e ele trouxe a conta sem os 10%. Nós deixamos o valor na mesa para ele. Como eu disse a Tácia, muitos restaurantes não repassam a gorjeta corretamente para o funcionário, faz da retribuição o salário da equipe. Lucram duas vezes. A velha e ridicula sacanagem, sempre querem passar a perna nas pessoas.

    Bjks

    ReplyDelete
  5. MUITO BOM O POST!!!!!!!!!!
    O povo pede as coisas pra gente e fala ah, mas no site ta mais barato! Fala serio!!!
    Realmente essa questao da gorjeta e cultural! Acho que o brasileiro ainda vai demorar muuuuito para entender isso! Na verdade, a cultura do brasileiro e sempre pedir desconto... isso sim!!! Super beijo!!!

    ReplyDelete
  6. Pipa, gostei muito da explicação. Aqui é esperado que a pessoa dê gorjeta[caso o serviço tenha sido bom], se o serviço for terrível, não dou, sinceramente.Já fui ao Olive Garden várias vezes e eles têm um all you can eat soup for $5.

    Bom, os garçons e garçonetes não gostam quando os clientes order the soup deal e geralmente dão um serviço terrível, do tipo vc fica esperando quase 10 min para vir outro prato de sopa. Eu não baseio a minha gorjeta no quanto uma meal vai custar e sim no atendimento.Eu posso ter gasto apenas $3, mas se o serviço for ótimo, dou uma boa gorjeta. Nessas hrs a gente ver se a pessoa tb realmente é trabalhadora ou não.

    Bjs!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gisley, eu tbm deixo gorjeta de acordo com o serviço.
      Já sai de restaurante sem deixar a retribuição pq o serviço foi péssimo.
      Bjs

      Delete
  7. Ai Pipa... Há algo pior do que ouvir :mas no site está mais barato"???
    Sei não, viu... hehe

    Esse post está perfeito! Parabéns!

    Beijão!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rebeca, a questão das compras é sempre um problema... O pior é qdo o povo compra e acha q eu é q tenho q pagar o envio p o Brasil...

      Delete
    2. Como é q é??? HAHAHA
      Essa foi boa, só pode ser piada! Qnd penso q já ouvi tudo... ainda me assusto com a cara de pau das pessoas.
      P tu ter noção, já decidi q qnd for vou de surpresa e um dos motivos é o fato que não quero ser sacoleira de ninguém. Chega!
      Será que isso só acontece com brasileiro?

      Agora fiquei curiosa...

      :*

      Delete
  8. eu bem sei sobre os 10% de impostos americanos...kkkk

    para de mandare ncomendas, Pipa.

    ReplyDelete
  9. Ola Pipa, cheguei aqui atraves de algum blog e achei o post super interessante!! Muito informativo, e acho que quem quer encomenda aqui dos EUA devia ler!! Eu sempre aviso que existe a porcentagem de imposto, e que n e' a mesma para diferentes produtos. Estava lendo os comentariso de algumas meninas e vi comentarem sobre a presenca dos 10% de gorjeta em restaurantes brasileiros. No ano passado, passou se um lei (sei de SP, n posso falar dos outros estados)onde os restaurantes devem indicar os 10% de gorjeta na nota, mas continua sendo uma opcao do cliente em pagar com o valor ou nao. Neste caso, se o cliente n quiser dar a gorjeta, ele avisa o garcom e paga o valor sem os 10%. Entao agora, em qqr restaurante que vc for em SP, havera na nota fiscal os 10% de gorjeta. Bjuss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Aline. Bem vinda ao blog!
      Eu sempre digo as pessoas que embora os preços sejam baixos, os EUA não é um paraíso fiscal.
      A gorjeta é opcional no Brasil. O maior problema é que alguns estabelecimentos não pagavam o funcionário da maneira correta. Eles usavam a gorjeta que deve ser um extra, como forma de salário.
      Por isso teve essa mudança.

      Delete