Thursday, July 5, 2012

Por mais justiça aos nossos bolsos!

Fonte: roadshowunion.wordpress.com
Quando me mudei com o meu marido, eu corria no Walmart para quase tudo, com o tempo percebi que a cara e a atitude insatisfeita dos funcionários eram constantes. Minha enteada que na época trabalhava em um Walmart de uma outra cidade me mostrou a razão: salário extremamente baixo.

Em uma das conversas com meu marido sobre política salarial de grandes estabelecimentos, ficamos horas criticando o sistema financeiro de uma empresa que faz bilhões de dólares diariamente e é conhecida mundialmente pelos salários baixos. Comparamos a situação do Walmart com a do Aldi, que é muito menor, a maioria de seus produtos são de fabricação própria, paga um salário melhor para os funcionários e o preço de seus produtos são muito mais em conta e com a mesma qualidade dos produtos de marcas famosas. Depois dessa conversa decidimos fazer compras somente no Aldi (não, o Aldi não me pagou para escrever esse texto). A nossa região não conta com mercados como o Fiesta ou o Publix, temos o Whole Food (ou Whole Paycheck, se assim preferir), Price Chopper (que não tem preços tão acessíveis quanto aparenta) e Hy-Vee (que também não tem preços baixos) e a cerca de três meses foi inaugurado o primeiro Trader Joe's que conta com preços bem mais em conta e com alimentos orgânicos com preços menores que outros estabelecimentos. O Aldi, então, é onde fazemos nossas compras, além de ecologicamente correto (não fornece sacola plástica gratuitamente - você tem que comprar, seja de plástico ou de papel) porque incentiva o uso de sacolas reutilizaveis, tem uma política de salario muito melhor que outras grandes redes e os funcionários são muito mais educados.

Eu sou o tipo de consumidor que se sou maltratada em algum estabelecimento, eu não somente reclamo, como também não volto. Se preciso ir ao Walmart eu dirijo 25 minutos até uma outra cidade, mas, não vou ao da cidade aqui ao lado que fica 10 minutos da minha casa.
Decidimos boicotar o Walmart, não somente pelo mau atendimento, mas principalmente pela política de salários baixos.

Acredito que a pressão popular ajuda a mudar situações como a dos salários baixos e exploração de funcionários. Acho engraçado ouvir a critica que muitos fazem a países em desenvolvimento com relação a salários baixos mas, a imprensa não mostra a realidade de países como os EUA que tem uma grande parcela da população ganhando salário mínimo.
Quando leio artigos de jornais e revistas brasileiros falando como o cidadão americano ganha bem em comparação ao brasileiro penso que quem escreveu o artigo não conhece nem um pouco da economia desse país. É óbvio que se utilizar a conversão Dólar - Real, aparentemente o salário americano será maior. Mas, comparação não se faz com conversão de moeda, e sim, baseada no cálculo do custo de vida.  Sem esquecer de citar que aqui todos pagam imposto de renda, não existe uma cota mínima que determina que pessoas com baixa renda não pagam imposto. Na verdade desde o governo de George W. Bush os milionários pagam um percentual de imposto menor que os pobres.

Não sou comunista, não sou de esquerda,  não gosto de extremos. Mas, como meu pai, eu acredito em justiça social.

I love you, dad! I'm thankful for your big heart and your lessons about compassion. You weren't a church goer type of person, but you and mom gave me better examples about hard work, teamwork, love, charity, compassion and faith more than many religious people that I know.



14 comments:

  1. Em 11 meses vivendo na california .. fui 1 unica vez no Walmart .. meu noivo odeia ir la .. ele diz que nao quer contribuir para esse injustica .. ele diz que sim tem produtos mais baratos mas prefere pagar um pouco mais do que ir la .. e as x ele fala que alguns produtos nao tem tanta qualidade ... Já eu e ele amamos o Trader Joe`s .. é demais ... aquela sensacao de mini mercadinho ... e as pessoas que trabalham lá geralmente sao jovens e sao bem educadas ..
    Estou louca para voltar .. comer minha sobremesa favorita do Trader Joe's Cheesecake New York Style .. Ja provou ??? .. e tambem as melhores Grahan Crackers .. meu noivo gosta bastante dos burritos de lá .. tem uma bebida propria para fazer mojito que esqueci .. so precisa add o rum ou tequila ... humm delicia ..

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não, Mariana, muitas coisas não tem qualidade mesmo!

      Meu marido se apaixonou pelo Trader Joe's por que morou na California e disse que traz boas memórias além de produtos de boa qualidade.

      Não provei cheesecake de lá mas, esse final de semana vou até lá para comprar algumas coisas e vou experimentar.

      Beijos

      Delete
    2. Prove sim .. eu pelo menos adoro .. la parece supermercado de desenhos .. kkk com rotulos Trader Joes em tudo .. na cerveja . no suco .. kkk chega a ser engracado :) tire algumas fotos para eu ver como é o dai :)

      Delete
  2. Noossa!! Nao sabia disso nao, que eles pagavam mal. Mas concordo com vc, que ha diferenca entre Walmarts msm. Tem um aqui mais proximo de casa que o servico eh ruim (nunca fui maltratada),percebo que lah eh desorganizado, nao sei explicar. E gosto mais de outro que fica um pouco mais longe.
    Que horror. Vou pensar duas vezes em ter o Walmart como escolha, fico triste em sabe que eles pagam mega mal os funcionarios. Triste.
    Beijo!!!

    ReplyDelete
  3. Pipa, voce jah viu o documentario que fala sobre isso?????? Exatamens sobre isso do Walmart que voce esta falando. Eh otimo. Eh revoltante mesmo. Eu fiquei de boca aberta. Bryan odeia o Walmart, e eu tb preferiria ter a opcao de ter um outro mercado aqui que tb fosse em conta, mas infelizmente NAO tem. Os outros sao Safeway, Albertson's, Smith's (nome mais comuns aqui no oeste), e sao mais caros. E no fim do mes se a gente for comprar apenas nesses mercados o rombo na conta eh grande, e a gente nao ta podendo se dar ao luxo agora. Estamos bem apertados. Entao o que a gente faz, a gente compra as coisas de qualidade nesses mercados, como carne, frango, frutas, verduras, e as coisas mais "industriais" no Walmart, tipo papel toalha, papel higienico, shampoo, sabonete, enlatados, paes (de forma - pra sanduiche)... etc. Assim a gente economiza bastante, e ainda contribui com os outros mercados tb comprando coisas neles.
    EH engracado, ou mehor ironia, sei lah. Que a maoiria das pessoas que recebem salario baixo compram (inclusive o povo do walmart) acaba tendo que fazer as compras deles lah, porque realmente eh o que podem afford. Eh como se fosse um "monopolio" irrustido neh. Sei lah. Por mais que eu nao concorde com a politica de salario deles, eu nao posso negar que o preco do Walmart salva a gente. Com relacao ao atendimento, aqui eh igual o que a Tacia tava falando. Tem 2 Walmarts, um o atendimento eh ruim e eh bem desorganizado, o outro eh otimo, e tem muitos funcionarios prestativos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nani, eu não vi o documentário, vou procurar.
      Nani, aqui na cidade tem o Aldi, mesmo sendo marca própria os produtos são de muita qualidade e o preço mais em conta, além do tratamento mais justo aos funcionários.

      Vejo que enquanto a economia do país está ruim, empresas como o Walmart tiram vantagem da situação, quando poderiam melhora-la. No Brasil, eu já boicotava muitos lugares, aqui sigo fazendo o mesmo.

      Mudando de assunto, como anda a reforma da casa? Menina, inventei de reformar a lavanderia e o marido disse que estou por minha conta, porque ele quer terminar o piso da cozinha. Arrumei para a cabeça...

      Delete
    2. hahaha, Pipa, nem me fala. Vou colocar umas fotos depois pro povo ter uma nocao do que estou falando. Reformar um comodo soh nao eh tao complicado, mas reformar uma casa inteira ai Meu Deus, eu to ficando louca. As vezes o povo pensa "que demora" mas nao tem jeito, eh muita coisinha, e uma coisa que achamos que levasse 2 semanas pra fazer como colocar piso de madeira, tem levado uns 4 meses, porque soh podemos fazer nos finais de semana, e tem final de semaan que a gente acaba nao fazendo, eu viajei e ninguem fez nada, e fora que sao muitas "corners" e o layout da minha casa eh louco, entao da muito trabalho, medindo, cortando a madeira, encaixando, eh um saco. Ainda falta portas, trims, varias coisas. Mas esta indo. A passos de tartaruga mas esta indo. hehe

      Delete
    3. Nani, aqui não é diferente, até agora são 15 anos reformando. A cozinha não está terminada, o piso está pela metade porque meu marido cometeu um erro na argamassa e e o piso não "colou" e a massa ficou dura como pedra e agora ele tem que lixar para tirar o excesso (imagina a sujeira que vai ser isso...). quando nos mudamos colocamos o piso do andar de cima nós mesmos.
      Ainda temos os dois banheiros e o porão para reformar. Além do queridão querer refazer o deck... Parece que nunca tem fim...

      De fato é um saco colocar piso de madeira. Lembro de dormir com os braços latejando, meu marido não comprou a ferramenta pneumática e tinhamos que usar aquela comum que você dá umas três marteladas para o grampo prender na madeira. Aff, um horror.
      Tenha fé, um dia acaba!

      Beijos

      Delete
  4. Pipa, eu não sabia disso. De qualquer forma, faço minhas compras no Aldi, porque é muito mais barato. Compro algumas coisas no Publix, as coisas lá são ótimas (mas carinhas). No Walmart eu compro sorvete da Haagen Daz que é barato. Hoje em dia estamos comprando muita coisa na amazon também, assim ganhamos ponto no cartão e não temos o trabalho de sair para comprar (a gente só compra o que é mais barato).

    Eu não posso falar do atendimento do walmart porque quando faço compras lá uso o self-check out.

    Deixa eu te perguntar, qual produto voc6e usa para limpar as coisas? É do Aldi?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lorna,desculpa a demora, marido estava de folga, aí já sabe, é projeto pra terminar in and outside...

      Menina, na verdade, desde que você mencionou o Fantastic, eu só uso ele! Do Aldi eu uso sabão liquido para roupas e detergente. Até o anti-alérgico deles eu faço uso e é bom.
      Vou experimentar o limpador multi uso. Acredito que seja bom porque não tive problemas com nada que comprei da marca própria deles.

      Delete
  5. Ótimo post, Andie. O problema do Walmart nao é apenas os salarios baixos, o desrespeito aos funcionários também é grande em outras áreas e é por isso que eu os boicoto. Sem contar que já li que eles compram frutas e verduras de fazendas que contratam ilegais e trabalham em regime de escravidão, com salários ainda mais indecentes dos que eles pagam aos seus funcionários. Não é à toa que os preços deles são super baixos. Deve ter uma razão sinistra pra isso. O que me deixa triste é o que a Nani falou, que o Walmart é a opção dos pobres. Aqui em casa 99% do que consumimos (de comer e beber) é orgânico, incluindo carnes, queijos, até o azeite, então compramos quase tudo no Whole Paycheck. Aqui tem Trader Joe's, às vezes compro lá também, mas esses lugares são caros e sei que não é toda família americana que pode comprar em lugares assim. Porque realmente custam mais do que um Walmart. Eu os boicoto, já li sobre muitas reclamações trabalhistas envolvendo funcionários de lá, principalmente acusações de sexismo, long shifts etc. É tudo mais barato, mas como eu não economizo em groceries, eu opto por boicotá-los. E faço com o maior prazer. Que bom que vocês encontraram outras opções. Um beijo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eli, obrigada!
      O Walmart nem é tão barato assim como eles falam. Mas, não é somente a questão do preço, é o pacote todo: trabalho escravo do produtor ao empregado da loja.
      Meu marido quando se mudou para a cidade em que moramos trabalhou no Walmart até conseguir um emprego na área dele. Ele disse que os salário diferem entre homens e mulheres, exercem dupla função e o valor salarial é sempre o minímo possível por lei (se pudessem pagariam menos ainda).
      A situação do Walmart é vergonhosa. Tirar vantagem das pessoas em qualquer situação é indigno!
      Bjs

      Delete
  6. Pipaaaaa amei o blog!!
    eu tambem sou uma brazilian housewife...recém-casada..obrigada pelas dicas!!
    wwww.mrspree.blogspot.com

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Pree!
      Seja bem vinda ao blog!
      Fico feliz por sua visita e por poder ajudar.
      Bjks
      Pipa

      Delete