Sunday, July 22, 2012

Na minha testa não está escrito "I don't speak English"!

Fonte: http://schemamag.ca
Ando pela loja, olho o que quero e o que não quero, compro o que eu preciso e mais aquilo que estava na promoção mas não na minha lista...
Me dirijo ao caixa e vejo a funcionária que está atendendo um outro cliente conversar com essa pessoa como se fossem melhores amigos de infância... Chega a minha vez e a funcionária mal olha na minha cara e diz um oi quase inaudível como se eu não fosse entender qualquer coisa que ela fosse me dizer.
Digo a ela que tenho cupons e que tenho cartão fidelidade. A cidadã olha para mim espantada e começa a tagarelar. Pergunta o que faço de artesanato porque tenho cartão fidelidade ouro.

Minha questão: dá para saber se a pessoa fala o idioma do país X pela aparencia?

Nem todo estrangeiro vive nesse país sem falar o idioma.

13 comments:

  1. Esse post é MUITO interessante, Pipa!!
    Acho que pagamos por pessoas que vem pra cá e não aprendem a língua. É Muito simples! Muita gente já passou por maus bocados com essas pessoas e têm medo de serem mal interpretados.
    Infelizmente essa é a realidade.

    Se todo mundo q chegasse aqui sem falar a língua tivesse vontade de aprender e corresse atrás, isso n aconteceria com a gente.

    Essa é minha opinião, mas acho q penso assim por nunca ter me sentido vítima de preconceito.

    Lembrei agora de um acontecimento. Um senhor português de 92 anos ficou deslumbrado com meu inglês, mas começou a dar em cima de mim, como se eu fosse uma prostituta! Eu fiquei chocada!!!
    Tem muita prostituta brasileira em portugal, né?
    Então, primeiro ele n acreditou no meu inglês, segundo ele n acreditou na veracidade do meu casamento, (notei isso pelas coisas q ele disse).
    Na hora fiquei com óóóóóódio (haha), mas agora, vendo com mais clareza, foi - de alguma forma- um comportamento preconceituoso...

    Mesmo depois disso não me senti vítima de preconceito pq vc só é vítima de, QUALQUER COISA, quando se sente assim...

    Eu faço é rir desse povo mente fechada!

    Beijo grande!

    :)

    Rebeca
    xoxo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Rebeca, é justamente esse pré conceito de que estrangeiros não falam o idioma que me irrita. Esse país recebe um número imenso de dinheiro vindo de turistas estrangeiros. Não é a toa que o visto para brasileiros foi facilitado.
      As pessoas poderiam ter mais respeito.
      Quando cheguei ao caixa de uma loja com a minha irmã que estava falando português, a funcionaria do caixa mal olhou para nós. Porém, quando ela viu a quantia que minha irmã estava deixando na loja e eu falei com ela em um bom inglês, ela passou a ser super educada.
      Respeito deve-se haver independente de quem você seja.

      Concordo com você, pelo fato de muitos estrangeiros não terem o desejo de se envolver na cultura e aprender o idioma, acaba sobrando para quem não tem a mesma atitude.

      Caracas que homem grosseiro. Mesmo que você fosse solteira, ele não deveria tê-la tratado de maneira tão ofensiva.

      Bjks

      Delete
    2. PS.: não me sinto vitima, me sinto desrespeitada como consumidor.

      Delete
    3. Pipa, onde vc mora mesmo??? Menina, devo ter MUITA sorte por isso nunca ter acontecido comigo. NUNCA mesmo! Que coisa mais chata, né?
      Se sentir desrespeitada é pior do q se sentir vítima.

      Desrespeito é algo inaceitável. Que bom que vc fala a língua, imagino como se sente quem não fala e n pode se defender, não é?

      :/

      Delete
    4. Rebeca, você tem sorte! Eu moro em um estado que faz parte do meio oeste mas na divisa com os estados do sul e muitos são southerns, eles são caipirões mesmo!

      Eu entendo a frustração de muitos americanos com estrangeiros que se recusam a aprender o idioma e até mesmo desrespeitam a cultura deles. Como já ouvi algumas pessoas dizerem que não estão nem aí pro 4 de Julho ou o Dia de Ação de Graças. Acho isso uma falta de respeito, afinal foi escolha própria de viver em um país estrangeiro.

      Porém, quando você trabalha com o publico é preciso ser educado, aquela pessoa que vai ao estabelecimento que trabalhamos está de alguma forma contribuindo para o nosso salário. Não importa quem ela seja, se fala ou não o idioma. Bom dia, olá e como vai, todo mundo entende.
      Sou filha de comerciantes e meus pais sempre fizeram questão que oferecessemos o tratamento mais educado e digno a quem quer viesse comprar no estabelecimento deles.

      Delete
  2. As vezes eu entro nas lojas e estou olhando as coisas sozinha, daí vem um funcionário e pergunta algo, eu não entendo, não porque meu inglês é (tão) ruim, mas porque eu estava pensando tipo: ah, vou comprar essa banana para fazer uma farofa ou coisa do tipo, eu estava mergulhada nos meus pensamentos. Então, mesmo que a pessoa tivesse falado em português, eu não entenderia. O bom é quando a pessoa começa a falar em espanhol, tá, dá para entender, mas eu não saberia responder em espanhol, aí eu viro com um sorriso no rosto "I'm sorry, I can't speak Spanish", a pessoa toma um susto :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Lorna, também sou distraída, principalmente se estou olhando algo do meu interesse.
      A do espanhol é ótimo. Meu enteado me perguntou se o idioma espanhol é o mesmo que a língua portuguesa... Sim, claro! Assim como o inglês é o mesmo que alemão... Nããã, eu não fui grossa com ele mas, juro que quando ouço essa pergunta quero responder dessa maneira.

      Delete
  3. Pipa!!! Nao da para saber se a pessoa fala outro idioma pela aparencia... mas meu marido que trabalha em hotel, diz que sabe de longeeee quem e brasileiro pela forma de se vestir. Ele diz que os brasileiros se vestem tudo igual!!! E pior que ja fiz o teste com ele na rua... e ele acerta todos!
    Mas o negocio e que OK, pode ate parecer brasileiro pela forma de vestir, mas quem disse que o brasileiro nao fala ingles??? Aqui muitas vezes quando vou em alguma loja, as atendentes ja comecam a falar comigo em espanhol... e eu respondo em ingles!!!!!!! E elas continuam falando em espanhol... e incrivel!
    Em Orlando tem muuuuuito brasileiro turista que realmente nao fala NADA de ingles... compram as coisas na mimica! E no fim, nos que moramos aqui somos tratados como turistas!
    Meu marido tem um amigo que trabalha em um restaurante e ele fala que quando chega brasileiro ele nem atende direito porque o brasileiro nao deixa gorgeta! E quando deixa e coisa de U$1.00!!!
    Mas que as vezes da raiva, ah da!
    Super beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nina, queria saber o que ele vê de diferente na maneira como brasileiro se veste. Interessante isso.

      Menina, quando levei minha irmã em restaurantes aqui eu a avisei sobre a gorjeta. Ela ficou espantada de me ver deixando gorjeta, expliquei a ela que aqui na conta não está incluido os 10% do garçon/garçonete e que na verdade aquela quantia em muitos estabelecimentos é um complemento do salário. Ao menos aqui em KC tem muito estabelecimento que paga menos que o salário minímo alegando que as gorjetas complementam o restante.
      Como muitos turistas não procuram se informar sobre certos hábitos do local aonde estão, acabam por cometer gafes.

      Bjks

      Delete
  4. Wow Pipa, que coisa! Ela teve o pré conceito de achar que como você não é daqui, automaticamente pensou que vc não falava inglês, mas o legal da história é que vc inverteu a situação mostrando que fala o idioma, e muito bem. Entendo sua raiva, essa moça realmente errou em te subestimar.
    Que absurdo esse episódio da loja com sua irmã. Gente que raivaaa! Pareceu a cena do filme "Pretty Woman" quando as vendedoras ficam simpáticas quando descobrem que ela tem dinheiro.
    Beijo, querida!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tacia, é uma atitude mal educada, não sabe prestar serviço ao consumidor. Bom dia, olá e como vai, todo mundo entende.
      Eu não deixo barato, reclamo mesmo.
      Bjks

      Delete
  5. Menina, nem me fale. Estou cansada de chegar em algum lugar olhar as coisas por horas e ninguem vir me atender, mas assim que meu marido chega e comecamos a falar ingles os vendedores logo vem todos atenciosos.

    E esse balazinho com essa frase: but you speak English so well, eh o que eu mais ouco.

    Sinceramente algumas vezes me ofendo, outras vezes passa despercebido, outras vezes eu ate prefiro que ninguem venha mesmo falar comigo, pois as vezes quero so olhar a loja.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thabs, nós fomos em uma loja de móveis e o vendedor só falava com o meu marido. As vezes eu ignoro, outras eu não deixo passar batido.

      Mas, também gosto de andar pela loja sem ninguém no meu pé porque eu quero olhar e bater perna pela loja.

      Bjs

      Delete