Sunday, February 19, 2012

Homegoing

Não, eu não estou indo para o Brasil.

Homegoing é a expressão utilizada para funeral.
Eu sei que o assunto parece mórbido, mas, muita gente me pergunta como se comportar ou vestir em um serviço funerário aqui nos EUA.

A primeira diferença entre um funeral americano e um funeral brasileiro é o fato de que as pessoas se vestem muito formais. Os homens vestem terno escuro (a maioria veste preto) e gravata e as mulheres vestem vestido ou saia também de cor escura. Quando não se é um parente ou amigo muito próximo, o terno e gravata são substituidos por uma calça social e camisa no caso dos homens e um vestido ou saia discreto para as mulheres. Vi algumas mulheres vestindo calça social. Volto a ressaltar que em sua maioria o código de vestimenta é muito discreto e sempre em tons escuros, tal como preto, azul marinho, cinza, etc.

Uma outra diferença é o velório (wake), americano não passa a noite no velório.
É realizada uma cerimônia em uma igreja, na capela da funerária ou em um prédio do governo como a câmara municipal no dia anterior ao funeral de cerca de duas a três horas onde a família recebe parentes e amigos, uma pequena cerimônia religiosa (não sei dizer como é feito no caso de judeus, mulçumanos e outras religiões que não são ligadas ao Cristianismo) e então as pessoas podem se dirigir ao caixão para ver a pessoa falecida.
Após o velório as pessoas mais intimas se dirigem para a casa da família para um jantar.

No dia seguinte , antes do funeral é celebrada uma missa, ou um culto. Depois que o celebrante realiza o serviço religioso, um membro da família ou amigo próximo lê algumas notas escritas por familiares e outros amigos que prestam uma homenagem a pessoa falecida. É aberto um pequeno tempo para alguém que queira dizer algumas palavras a família ou prestar uma homenagem.

Depois do culto as pessoas seguem para o cemitério ou crematório. A família (tal como marido ou esposa, filhos e netos) geralmente segue em uma limousine que vai na frente dos demais carros do cortejo.
No cemitério é feito uma pequena cerimônia e então o fim do funeral.
 Ao fim do funeral todos os presentes seguem para a casa da família ou um restaurante para um jantar (na minha opinião a situação mais diferente de todo o serviço funerário). 

Uma outra situação que é diferente da nossa é o tempo que se leva para se fazer o serviço funerário. No Brasil assim que é feita a liberação, o falecido é levado para o local que será velado. Nos EUA não ocorre da mesma maneira. Pode-se levar dias até que seja feito todos os trâmites, não que seja um processo burocrático mas, tudo depende dos arranjos da família. No caso da minha sogra havia familiares vindos da Europa, outros de outros estados e mais do que isso, o cemitério. Como minha sogra escolheu ser enterrada no cemitério militar (por ter sido Army wife por toda a vida), eles não fazem cerimonias aos domingos, então levou-se uma semana para que tudo ficasse arranjado de maneira que os familiares pudessem chegar a tempo e o cemitério tivesse seus trâmites seguidos corretamente.

Eu sei que o assunto mórbido mas, acredite é de utilidade para muitos.

Beijos
Pipa

14 comments:

  1. Pipa, sinto muito pela morte da sua sogra. Que Deus conforte o coração de vocês. Adorei o seu post sobre as diferenças entre Brasil e USA sobre esse assunto. Obrigada por compartilhar.
    Beijo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tacinha, minha sogra faleceu quase a um ano.
      Eu escrevi esse post porque muita gente me pergunta como se comportar, o que vestir, como é a cerimonia aqui.

      Beijos

      Delete
    2. Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhh.......entendi!!! Achei que fosse recente! Enfim, seu post ficou ótimo, parabéns. E espero que vc esteja melhor. Beijo com carinho. =)

      Delete
  2. Andie, que post ótimo! Eu nunca fui num funeral aqui, mas sabia como era por ouvir as pessoas comentarem. E realmente aqui se leva muito mais tempo para o corpo ser enterrado/cremado. No Brasil é rápido demais. Mas cada país com sua cultura. Aqui em casa já está resolvido. Nada de funeral, nada de igreja (não somos religiosos), crema todo mundo. Falando na sua sogra, como que vocês estão? E seu marido? Imagino como você deve sentir falta dela, foi alguém que te acolheu tão bem aqui, lembro de você contando. Beijo

    ReplyDelete
  3. Eli, obrigada por perguntar. Meu marido está bem. Ele sente falta da mãe mas, não ficou deprimido. Ela teve uma longa conversa com ele quando a saúde dela começou a deteriorar. Ele aceitou o fato de que era a hora dela e que por mais que a quisessemos aqui o sofrimento dela era muito grande. Ele permaneceu com isso em mente.
    Eu sinto muita falta. Amava conversar e trocar ideias. Mas, a vida segue. E o melhor são as lembranças.

    Beijos

    ReplyDelete
  4. Oi Pipa! Tudo bem?
    Fico feliz com sua volta.

    Bem, achei muito interessante o assunto. Graças a Deus todos por aqui estão bem e espero n ter q vivenciar nada parecido durante muito tempo.
    TB achei super estranho esse negócio de jantar... Eu penso q qnd alguém que amo falece a última coisa em q quero pensar é fazer um jantar p umas 20 pessoas, mas é importante respeitar a cultura, n é?

    Qnd sua sogra faleceu, seu marido e vc foram os responsáveis pelo jantar? Não é algo "pesado" e cansativo p ser organizado?

    Que sua sogra descanse em paz!

    Com muito carinho,

    Rebeca

    ReplyDelete
  5. Rebeca, obrigada.
    Minha sogra morava em outro estado, meu sogro teve a ajuda dos meus cunhados que moram na mesma cidade.
    Para o jantar para a família meu sogro encomendou comida de um restaurante próximo.
    No dia do funeral meu sogro fechou um pequeno restaurante onde amigos e familiares partilharam do jantar.

    Sou honesta, respeito a cultura, porém, oferecer um jantar para mais de 40 pessoas não seria minha pratica.

    Eu acho o que foi mais difícil, principalmente para meu sogro, foi o tempo que tudo durou. Levou-se uma semana para que o serviço funerário fosse realizado. Como citei ela foi enterrada em um cemitério militar que não faz cerimon ia aos domingos, depois tinha parentes vindos de estados distantes e da Europa. Acho que todo esse tempo realmente é muito ruim para as pessoas próximas.

    Beijos
    Pipa

    ReplyDelete
  6. Entao menina que me assustei, pensei mesmo que vc estivesse indo para o Brasil =P

    Eu por sinal sou Maria cemiterio, ja tive oportunidade infelizmente de ir ha dois funerais e realmente parecem desfiles de moda para as mulheres com seus saltos hiperrr altos e bolsa de design famosos.

    No meu caso, nenhum dos dois teve comes e bebes na noite do "velorio"; os parentes recebiam para a pequena missa e apos as pessoas iam embora para casa ja sim no segundo dia havia comes e bebes depois que o defunto tinha sido enterrado. Nao sei se voce comentou que a familia : pai, mae, esposa/marido, ficam em volta do caixao para receber as pessoas que vao para ver o defunto.


    Com certeza, foi de muita ajud esse seu post ;)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thabata, eu acho que eles se vestem melhor para um funeral do que quando vão a um casamento.

      O jantar na noite do velório é só para a família.

      Menina, essa formalidade de ter que ver o defunto, cara não é comigo, para ser honesta minha sogra foi a primeira que eu vi. Eu não vi meu pai...

      Delete
  7. Pipa, tava sentindo sua falta!!! Desculpa eu nao ter acompanhado muito o mundo dos blogs ultimamente. Achei interessante esse post pois nunca fui num velorio aqui, e sabado terei um pra ir. Eu nao tinha muita ideia de como era nao. Me ajudou.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nani, estou de volta!

      Fico feliz que o post tenha ajudado. Acho que informações são sempre validas, mesmo que mórbidas.

      Beijos

      Delete
  8. Gosto de posts sobre diferenças e mesmo sendo um assunto "mórbido", é interessante saber como as pessoas celebram , ritualizam esta passagem em outros locais!

    Beijos!!!

    ReplyDelete
  9. Oie, o que mais estranhei aqui foi que no caso do meu sogro eles pagaram o povo da funerária para enterrá-lo e a família foi ver o homem depois que estava 6 feet under ground. Achei muito estranho!!!

    Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. Gisley, nós não vimos quando a minha sogra foi enterrada. Foi feito o velório, no dia seguinte, um culto e seguimos para o cemitério onde o pastor fez um pequeno sermão e foi pedido que nós fossemos embora pq no estado do Kansas não é permitido assistir ao enterro, ahn?! Como assim?! Até meu marido ficou surpreso. Cara essa foi a coisa mais estranha que já vi!

      Delete