Monday, April 25, 2011

Produtos de Limpeza

Olá, andei sumida dessas bandas, e peço desculpas. Mas, sumi por conta das aulas de inglês e matemática que venho fazendo para poder passar no teste da faculdade que até o outono/inverno pretendo começar.
Hoje um dia chuvoso e friozinho marido de folga e dormindo e eu aqui pensando em algo interessante para "alimentar" o blog.
Confesso que ser dona de casa não é minha opção de vida, nunca gostei de ser Amélia, a mulher de verdade. Sempre tive uma carreira. Faxinava meu apartamento no sábado ou domingo dependendo do meu tempo disponível, mas fui criada para ser uma exímia dona de casa, moldada nos moldes extremos de limpeza da minha mãe, que era do tipo que vinha atrás de nós (até hoje sinto muito pela minha irmã mais velha...) tacando o dedão nos móveis pra ver se tava limpo mesmo e examinava o chão para ver se podiamos andar de meias sem mancha-las. Mas, embora, porém e todavia, eu nem sempre fui essa dona de casa que sou hoje aos trinta. Eu passei a ser mais Amélia quando fui morar sozinha, porque não tinha ninguém para fazer ou dividir o serviço da casa... 
Algum tempo atrás eu conversando com a Luz (a salvadora da minha pátria, que vem alimentando o blog) , ela me disse que queria escrever um post sobre produtos de limpeza. Sim, camaradas aqui nos EUA só não limpa a casa quem é porquinho de pai e mãe, porque existe uma infinidade de produtos de limpeza, spray para tudo que se imagina e muita coisa fútil. Eu vou logo dizendo (e deixando a deixa para minha "Wonder Woman" Luz) que não cito produtos para carpete pelo fato de (Thank You Lord) não termos carpete na nossa casa.
Quando cheguei aqui meu marido tinha um zilhão de produtos de limpeza (sabe aquele homem que limpa a casa, mas compra todo tipo de produto que vê na tv? meu marido!), fui selecionando os produtos de que mais gostei, e joguei o resto fora (não ajunto traqueira e nem penso que um dia talvez num futuro distante eu posso usar...).
Não mostrei sabão para roupas porque vai do gosto de cada um, mas aqui tem tanto o liquido, como em pó. Eu compro o liquido e não compro a marca mais cara (18 doletas o galão) porque testei e vi que é a mesma coisa de um mais em conta. O galão dura na minha casa cerca de 2 meses.
Ai vai minha lista de produtos.


Mold and Mildew Stain Remover
Compro no Home Depot.
A base de cloro (odor forte), uso para limpar banheiro.
Aquela mancha chata no rejunte do azulejo, sai que é uma maravilha.
Diz ser no-scrub, ou seja, não precisa esfregar,
mas"moi" "desce" a escovinha e bucha pra ficar limpinho hihihi
(Abro todas as janelas do quarto quando uso esse produto, o odor é forte)

Limpa Vidros
É uma espuma, excelente para quem não quer
um produto com amônia como o Vidrex, por exemplo.

Martha Stewart Clean All-Purpose Cleaner
Para quem é "green nuts", esse é um produto natural
que não agride o meio-ambiente, e é muito eficaz
na limpeza de superfícies, como granito, mármore, fogão, madeira, etc.
Fato: o marido pintou o corredor e o hall e deixou pingar tinta
no piso de madeira e no mármore do hall, retiramos (sim ele ajudou porque
eu avisei para colocar o plástico) todas as manchas sem causar dano aos pisos.

Pledge Multi Superfícies
Além do cheiro de lavanda, é muito bom para quem
tem fogão e geladeira de aço inox.
Pode ser usado em inox, granito, mármore, madeira,
vidro, cerâmica, tela de lcd, etc

Orange Glo
Para quem tem piso de madeira é excelente.
Não uso na limpeza semanal pois tem longa duração.
Repito o uso a cada 15 dias.
Dica: passe um pano úmido antes da aplicação, retire qualquer
poeira que possa causar mancha quando aplicado o Orange Glo

Soap Pads
A famosa palha de aço. Aqui já vem com
sabão. Para todas as colegas que gostam
de uma panela ariada (herança de mamãe, que se não
visse a cara dela na panela nos fazia ariar a panela novamente),
esse é o produto. Pode ser encontrado na sessão de detergentes.

Cameo
Queimou o arroz? Coloque um pouco de
água na panela, acrescente Cameo e deixe
de molho (sempre deixo para o dia seguinte)
e esfregue com  a bucha, pronto! Panela novinha em folha.

ArmorAll Leather Care Gel
Encontrada na sessão de produtos para carro, é
ótimo para limpar poltronas e sofás de couro.

Meu mop (rodo) preferido.
Aqui nos EUA se encontra todo tipo de mop, tem uns que vem
com o vasilhame para você colocar o seu produto de limpeza e aplicar
direto no chão, ou simples como o meu. Tem outro que precisa comprar
o pano (vem numa caixa e é do tipo usou joga fora)
 e o produto da própria marca (não acho que compensa).
Esse da foto é articulado, gira 90º e dá para usar dos dois lados,
depois de usar é só colocar na maquina de lavar e pronto!

Oxi Clean
Sempre repito as palavras do comercial
pro meu marido que morre de rir.
É o salvador das roupas brancas
(mesma ação do Vanish em pó encontrado no Brasil).
Meu marido não pode acreditar quando viu as roupas e
as cuecas dele (só usa cueca branca) branquinhas novamente.
Aquele amarelão das roupas desapareceu depois da segunda lavada.
Mas o uso vai além disso, para quem tem carpete,
cadeira estofada com tecido, toalha de mesa,
estofamento do carro (sim eu gosto de limpar minha jabiraca daquele jeito), etc.

Weiman Glass Cook Top
Aqui a maioria das casas tem o fogão sem aquela
grade como no Brasil.
Eu limpo o fogão diariamente com o Martha Stewart Clean,
mas quando tem aquelas manchas difíceis, eu uso Weiman
Glass Cook Top. É como uma cera, aplicável com papel toalha,
espera dar uma secada e depois raspe com uma espatula fina
(essa velhinha da foto é excelente porque a lâmina não risca o vidro).
Após a raspagem retire o excesso com papel toalha. O vidro fica brilhando!
Bounce Dryer Bar
Amaciante de roupa.
Sim, aqui tem todo tipo, o liquido (como usamos no Brasil),
lenço (coloca-se na secadora), e no ano passado lançaram
essa barra, que gruda-se no tambor da secadora e tem duração
de dois a quatro meses (depende da que você comprar). Na verdade aqui
em casa está durando cerca de 4 meses (a de 2 meses), porque eu
lavo roupa uma vez por semana, e não temos muita roupa, pois por
enquanto somos apenas 2 pessoas.

14 comments:

  1. Amei as dicas! Anotei o nome de alguns produtos...fala pra mim a marca do sabão líquido para máquina de lavar roupa que você usa e está gostando. Eu uso o Tide, mas é tão carinho...

    ReplyDelete
  2. Pipa!

    Pra que tudo isso menina? Nossihora! Fiquei ate perdida aqui com tantos produtos. Ja anotei a sua dica e vou comprar as marcas que você usa (imitona ne?) como nao tenho experiência, você sabe melhor do que eu quais produtos utilizar para cada canto da casa. Vou etiquetar tudo (isso para o chão, isso para o vidro, isso para o carpete) Hahahaha...

    Obrigada!!!

    ReplyDelete
  3. Realmente os produtos de limpeza daqui são poderosos. Mas têm de ser, né, já que eles não costumam lavar nada, só limpar. A menina que trabalha aqui faz a lista dos produtos que ela prefere e eu abasteço a despensa pra ela. Na lista tem alguns dos produtos que você menciona no seu post. Mas sabão em pó eu não economizo, vou só de Tide mesmo e daquele ainda que é mais eficiente. Aprendi com minha mãe que sabão em pó e amaciante tem de ser os melhores do mercado. Não sei se é verdade, mas faço o que ela faz. rs... Adorei esse post. Beijo

    ReplyDelete
  4. Me senti um peixinho fora d'agua lendo esse post. rs
    As dicas sao boas, ainda mais se voce aprova a eficiencia de todos esses produtos. So conhecendo para falar mesmo. Eu uso poucos produtos de limpeza mesmo sabendo da variedade que os Estados Unidos oferecem, acho que muitos produtos de limpeza tem mesmo o poder de facilitar a vida das pessoas que se responsabilizam pela limpeza de uma casa. Eu uso poucos por outros questionamentos.
    Para balcoes da cozinha e fogao, esponjinha macia, agua e sabao. Ja provei outros produtos e fazem o mesmo efeito em minha opiniao. Para o piso, detergente, agua e rodo. Para os carpetes, um shampoo que veio com o Kirby. Vidros, Windex mesmo. Panela queimadas, aquele poderoso que vc me indicou, Cameo. Resolve mesmo! Banheiro, eu vou de Bar Keepers Friend ou Tilex. (vou experimentar o que voce indicou sem cheiro de amonia.) Roupas, Tide ou Gain e os lencinhos como amaciante. E' so. (: Valeu as dicas, Pipa!

    ReplyDelete
  5. Pipa
    E eu nem sabia que você tinha brogui minina? Gostei muito das sugestões. Muitos aqui eu nunca nem tinha ouvido falar! Ótimas dicas. Quanto ao Tide não acho que deve ser o dobro de melhor, mas é sim o dobro do preço, Obrigado pelas dicas! Anotei tudo!

    ReplyDelete
  6. @Renato, Eu resolvi escrever um blog para compartilhar dicas de Amélia" e outros causos rsrsrs
    Um lugar bom para comprar produto de limpeza é o Home Depot, tem marcas que não tem no Walmart, mas, que são muito boas e o preço melhor ainda.
    Acho o Tide um absurdo de caro e não vi diferença com o que eu uso.

    ReplyDelete
  7. Olá Pipa,

    adorei seu blog, cheguei aqui por meio do Renato e da Lorna. Como moro na Alemanha, os produtos sao um pouco diferentes, mas tao bons quanto. Porque casa suja ninguém merece. Bjs

    ReplyDelete
  8. Elo, seja bem vinda!!!!!
    Eu sinto falta de alguns produtos brasileiros mas, a qualidade dos produtos aqui é muito superior. Além do que americano adora inventar coisas que os polpem do trabalho de limpar uma casa rsrsrs
    Beijos
    Bom fim de semana!!!!!

    ReplyDelete
  9. Oi Pipa
    eu adorei o seu blog!!!
    muito útil... ano que vem, quem se casa e se aventura na terra do tio Sam sou eu, e confesso que tenho aprendido mt no seu blog
    vou te adicionar na lista de blogs que leio diariamente!
    obrigada e fica com Deus

    ReplyDelete
    Replies
    1. Erica,
      Obrigada pela visita e seja bem vinda!!!

      O intuito do blog é realmente ajudar quem está chegando porque é super confuso quando se chega aqui e se vê milhares de coisas diferentes.

      Bjks e volte sempre!!!

      Delete
  10. Oi! Sou nova nos "istatis" (sic) e a primeira coisa que fiz foi ir ao supermercado em busca dos produtos de limpeza para dar uma geral no apto, que by the way tava um nojo. Primeiro item da lista: álcool. Em casa em usava alcool pra tudo. NÃO TEM. Segundo item da lista: água sanitária. Terceiro item: OMO (pensei que como é marca internacional, poderia ter outro nome, mas a mesma carinha). Resumo da história, voltei pra casa só com o sabão para máquina de lavar louças (esse sim igualzinho ao que eu usava no Brasil).
    Entrei em pânico, fiz um post no meu facebook sobre isso e me enviei no Google.
    Ufa... finalmente cheguei aqui. Adorei as dicas! Nossa adaptação está sendo bem tranquila, mas a minha primeira aventura no supermercado foi desesperadora.
    Beijinhos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá, Carol.
      Seja bem vinda ao blog.
      Menina, alcool você encontra na sessão de medicamentos é o alcool 70% que aqui é chamado de Isopropyl rubbing alcohol.
      A água sanitária é chamada de bleach, tem varias marcas e é vendida em um galão de 3L. Você encontra facilmente nos supermercados.
      Sabão em pó é um caso a parte, eu uso liquido, faço compra em um mercado alternativo chamado ALDI e passei a usar a marca deles, que por sinal é muito boa.

      Aqui o que me deixou confusa foi a variedade. Tem muito produto para a mesma função e muita coisa que promete fazer a limpeza por você mas não faz. rsrsrs

      Bjs
      Pipa

      Delete
  11. Amei esse post, me iluminou as ideias para lavar roupas brancas, porque as camisas brancas aqui estao amarelonas e eu odeio, ja vou comprar para poder experimentar.
    Beijinhos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Monique, roupa branca era um problema quando cheguei aqui. As roupas brancas do meu marido estavão encardidas ou amarelas. Depois do Oxi Clean tudo ficou limpinho novamente hihihi.

      Delete