Saturday, January 15, 2011

Reciclagem

Infelizmente eu não sou 100% ecologicamente correta, eu dirijo uma SUV (e amo!), não consigo fazer meu marido comprar um filtro e uma dessas garrafas d'água esportivas e parar de comprar zilhões garrafas d'água, mas eu tento fazer minha parte através da reciclagem.
Não posso dizer que em todas as cidades aqui são como a cidade onde moro. Mas, aqui na minha micro hometown o serviço de reciclagem é péssimo.
Minha casa fica ao lado de uma igreja e no estacionamento da igreja tem containers onde podemos deixar o lixo reciclável, super conveniente, eu apenas cruzo o meu jardim e despejo papel. Sim, papel.
Não há containers para outros tipos de recicláveis como plástico, vidro e metal. Isso significa que outros tipos de materiais vão direto para o lixo. Lembro de ter lido alguns anos atrás uma matéria sobre as pessoas que recolhem reciclaveis em São Paulo, não sei dizer o numero exato de pessoas que fazem esse trabalho, mas me lembro muito bem que a matéria frisou a importância dessas pessoas, pois se não fossem por elas a cidade de São Paulo estaria enterrada em lixo.
Uma outra cidade aqui próximo tomou uma medida mais drástica para fazer com a população que é de classe média e média alta se torne mais consciente a respeito da reciclagem: eles vão cobrar mais caro para recolher o lixo devido aos recicláveis que não estão sendo separados.
Eu concordo que às vezes é um pouco chato ficar separando material reciclável, mas é o mínimo que se pode fazer.
Espero que minha minúscula cidade se torne consciente da necessidade de reciclar todo o tipo de material reciclável.
Beijos

2 comments:

  1. Andie, tambem nao sou super ecologicamente correta nao. Aqui reciclamos o lixo, mas minha cidade ajuda. Eles deram duas lixeiras gigantes pra gente, uma pra lixo normal e outra pra reciclado que eles recolhem 2 vezes por mes. Quando minha lixeira de reciclado fica cheia eu uso uma terceira lixeirona que temos aqui e eles recolhem numa boa. Mas isso ajuda porque a cidade é consciente, senao eu confesso que nao reciclaria se tivesse de dirigir com o lixo ate um ponto de recolhimento. Eu acho que sua atitude de cruzar a rua pra jogar pelo menos o papel (ja que so isso é disponivel) é muito legal. Tem coisas que eu acho que nunca faria, como nao dar descarga no vaso e usar absorventes de pano, por exemplo. Pra mim tudo tem limite, ate minha consciencia ecologica. rs... Beijo

    ReplyDelete
  2. @Eli eu tbm não sou radical não. Deixar descarga no banheiro não é comigo... Deixa de ser ecológico para ser sujo... Absorvente de pano nem em pensamento... Tudo tem limite.

    ReplyDelete